O Conselho Federal da OAB e os presidentes de todas as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste divulgaram nesta quinta-feira (6) nota de repúdio contra uma advogada de Minas Gerais que usou as redes sociais para fazer ataques fascistas aos nordestinos logo após o resultado da votação do primeiro turno das eleições, no último domingo (2). Apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL), a vice-presidente da Comissão da Mulher da OAB em Uberlândia, Flavia Aparecida Moraes, publicou um vídeo em uma rede social dizendo que “não vai mais alimentar quem vive de migalhas”, em referência aos nordestinos.
“A todos aqueles brasileiros que a partir de hoje têm que ser muito inteligente. Nós geramos empregos, nós pagamos impostos e sabe o que que a gente faz? A gente gasta o nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos fazer isso mais. Vamos gastar dinheiro com quem realmente precisa, com quem realmente merece. A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas. Vamos gastar o nosso dinheiro aqui no Sudeste, ou no Sul ou fora do país, inclusive porque fica muito mais barato. Um brinde a gente que deixa de ser palhaço à partir de hoje”, disse Flavia Moraes.
Após a repercussão da declaração, ela pediu licença do cargo na OAB. “O Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens”, diz a nota. E continua: “é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania.”
Além do Conselho Federal, as declarações fascistas e preconceituosas da advogada causaram reação na Seccional Mineira da OAB. O presidente da entidade, Sérgio Leonardo, repudiou as manifestações xenófobas e prometeu abrir processo ético contra a Flavia Aparecida Moraes. Postura diferente da vergonhosa nota expedida pela representação da OAB em Uberlândia, que se limitou a dizer que as declarações da advogada não refletem a opinião da entidade, mas sem nenhuma crítica ou anúncio de processo ético.
Confira a nota abaixo:
Nota de Repúdio:
O Presidente do Conselho Federal da OAB e os Presidentes de todas as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos, notadamente após a divulgação dos resultados das eleições ocorridas no último dia 02 de outubro.
Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens.
Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania.
As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para aconstrução de um país fraterno, justo e inclusivo.
Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação!
Parabenizamos, ainda, a declaração do Presidente da OABMG, Sérgio Leonardo, de repúdio às manifestações xenófobas perpetrada por advogadavinculada àquela seccional.
05 de outubro de 2022.
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
José Alberto Simonetti
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL BAHIA
Daniela Lima de Andrade Borges
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL SERGIPE
Danniel Alves Costa
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL ALAGOAS
Vagner Paes Cavalcanti Filho
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL PERNAMBUCO
Fernando Jardim Ribeiro Lins
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL PARAÍBA
Harrison Targino
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL RIO GRANDE DO NORTE
Aldo de Medeiros Lima Filho
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL CEARÁ
José Erinaldo Dantas Filho
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL PIAUÍ
Celso Barros Coelho Neto
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL MARANHÃO
Kaio Vyctor Saraiva Cruz
Por Beatriz Souto Maior
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni