Executivo
Grupo organiza mobilização para cobrar revitalização da estátua de Iemanjá, na orla
20/03/2023 08:10
Suetoni Souto Maior
Imagem de Iemanjá foi vandalizada há oito anos. Foto: Divulgação

O dia 21 de março, esta terça-feira, será marcado por uma manifestação em João Pessoa pedindo a revitalização da estátua de Iemanjá, na Orla do Cabo Branco. A imagem foi vandalizada há oito anos e teve a cabeça cortada. A escolhida para o manifesto foi o Dia Nacional das Tradições das Raízes Africanas e Nações do Candomblé. O ato está sendo organizado pelo Movimento de Mulheres de Terreiro, que desta vez conta com a parceira do Movimento de Mulheres Negras (MMN/Pb).

O ato será na Praça dos Três Poderes, no Centro da cidade, a partir das 9h. Durante a manifestação, que conclama a população para ir vestida de branco, o movimento de mulheres fará a entrega de um dossiê na Câmara Municipal de João Pessoa e na Assembleia Legislativa, contendo toda a trajetória de luta do grupo nestes últimos 8 anos, pela restauração da estátua, contendo as promessas do poder público, mas que até o momento não foram efetivadas.

Mãe Dulce, mulher de terreiro, diz que a manifestação desta terça-feira é um grito da população contra o que chama de racismo religioso. “É um grito sobre o silenciamento dos nossos governantes em relação à destruição de um patrimônio cultural afrodescendente que não foi e não é respeitado por eles” desabafa.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave