O governo do presidente Lula (PT) vai investir na implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Campina Grande. Atualmente, o sistema beneficia apenas a Região Metropolitana de João Pessoa. O acordo de cooperação técnica será assinado pelo ministro Renan Filho (Transportes), nesta quarta-feira (3). Também participam do evento o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Ferrovia Transnordestina Logística S. A., através da qual são definidas as diretrizes para cessão do trecho ferroviário que será utilizado no projeto.
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), participa por videoconferência. Estarão presentes na cerimônia deputados e senadores da bancada federal da Paraíba. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Bruno tem contado com a ajuda do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) para viabilizar o projeto. O parlamentar paraibano é do mesmo partido do ministro e conta com grande influência no governo federal. O projeto tem valor estimado em R$ 400 milhões e deve ser financiado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Pela proposta apresentada, o VLT de Campina Grande vai utilizar uma infraestrutura de trilhos vinculada à Ferrovia Transnordestina e que está atualmente em desuso. Dentre as ações presentes no acordo de cooperação técnica, estão o levantamento patrimonial e avaliação e da situação de bens na área em questão, a articulação com órgãos competentes para eventuais ações de desapropriação e o levantamento da documentação da área a ser utilizada, através da construção de um mapa georreferenciado.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni