Os governadores do Nordeste fizeram a sua parte na aquisição da vacina Sputnik V. Ao todo, 37 milhões de imunizantes serão adquiridos junto ao Instituto Gamaleya, da Rússia. Todos os produtos, agora, serão agregados ao Plano Nacional de Vacinação do governo federal. Uma reunião congregou na manhã deste sábado (13) os representantes dos nove estados nordestinos, incluindo o da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), e o ministro Eduardo Pazuello (Saúde).
Na pauta estavam os detalhes para a compra dos imunizantes. A articulação dos gestores nordestinos para a compra, através do Consórcio do Nordeste, ocorre no momento em que o governo federal não cansa de patinar nas tentativas de compra. Nesta sexta-feira (12), em vídeo postado nas redes sociais, o governador da Bahia, Rui Costa, coordenador do Consórcio, anunciou que a compra foi fechada.
O imunizante, no entanto, ainda não tem autorização para distribuição no Brasil. Vai ser preciso ainda a liberação do uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O fechamento da compra ocorre no momento mais grave da pandemia no Brasil e na Paraíba. O estado ostenta uma lotação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) superior a 80%. A situação da Região Metropolitana de João Pessoa é mais grave, com 93% de ocupação.
Apesar do envolvimento do Consórcio Nordeste, as vacinas não virão exclusivamente para os estados da região. Em live, o governador disse que o mês de março será um divisor de águas em relação à aquisição de vacinas. “Vamos ter fé, vamos ter esperança, vamos vencer esta guerra”, diz o gestor, que terá outro encontro com os governadores do Nordeste na tarde deste sábado para a definição de novos planos de ação.