Judiciário
Gaeco cumpre mandados de busca e ampreensão em prefeitura paraibana e apura fraudes em licitações
07/06/2023 07:49
Suetoni Souto Maior
Gaeco apura denúncias de empréstimos feitos em nome de servidores para beneficiar agentes públicos. Foto: Divulgação

A população de São José dos Ramos, na Paraíba, foi acordada nesta quarta-feira (7) com uma grande operação policial na cidade. No centro das atenções, um suposto esquema de fraudes em licitações na cidade, envolvendo agentes públicos. Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. A ação foi desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp) — órgãos do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A operação Dionísio, como foi batizada, conta ainda com o apoio dos órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (polícias Civil e Militar da Paraíba). A investigação apura a prática de fraudes em licitações, desvios de dinheiro público e falsidade documental no âmbito da Prefeitura de São José dos Ramos, em torno dos contratos e pagamentos efetuados pela atual gestão a empresas pertencentes, de fato, à primeira-dama e secretária de Finanças do Município.

De acordo com os levantamentos realizados até o momento, uma das empresas, a Imperial Ruach Restaurante e Recepções, foi contratada mediante processos licitatórios em que foi a única participante ou sem licitação, recebendo, entre os anos de 2021 e 2022, o montante de R$ 212.188,16 da Prefeitura, por supostos serviços de buffet e decoração de eventos.

Conforme apurado, as empresas foram formalmente constituídas em nome de pessoas interpostas. Os mandados judiciais de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas residências dos investigados, como também na sede das empresas e na Prefeitura de São José dos Ramos/PB. Este material poderá ser atualizado, conforme necessidade de comunicação da atuação dos órgãos à sociedade.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave