Os cinco primeiros dias das prévias carnavalescas de João Pessoa atraíram cerca de 1,3 milhão de foliões para as ruas da capital. A estimativa é do presidente da Associação Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, com base em cálculos feitos pelos gestores dos blocos carnavalescos. “Seguramente estamos vivenciando, neste ano, a melhor festa dos últimos 20 anos”, diz o carnavalesco. Os maiores puxadores até agora, segundo ele, foram as Virgens de Tambaú, com 600 mil pessoas, e os blocos dos Atletas e Vumbora, cada um, respectivamente, com a atração de 300 mil foliões.
A programação do Folia de Rua foi iniciada no dia 9, com a apresentação de Margareth Menezes, atual ministra da Cultura do governo Lula. Ela fez a exibição no Ponto de Cem Réis, para uma multidão que lotou o espaço. A contagem do público, neste ano, tem sido feita pelos próprios blocos, já que a Polícia Militar da Paraíba não apresentou estimativa. O cálculo indica que cerca de 10 mil pessoas compareceram à abertura da festa, que tem apoio da prefeitura de João Pessoa e do governo do Estado. A programação está sendo transmitida para 60 cidades paraibanas, através de um pool de emissoras públicas (TV Câmara, TV Cidade e TV Assembleia).
Na sequência, na sexta-feira (10), desfilou pela Via Folia, na Epitácio Pessoa, o blogo Vumbora, animado pelo baiano Bell Marques. No sábado, os destaques ficaram para o Bloco dos Atletas, com Natanzinho, e o Tambiá Folia, com Tatau. Este último tem uma pegada mais família e conta com uma participação intensa da classe política. A estimativa dos organizadores é que algo em torno de 10 mil foliões tenham passado por lá. Também no sábado, ganhou destaque as virgens de Mangabeira, com participação estimada de 60 mil pessoas nas ruas do bairro mais populoso da capital.
O “arrasa-quarteirão”, pelo menos por enquanto, tem sido as Virgens, com público estimado de 600 mil foliões, certamente a maior marca já atingida pelo bloco. De acordo com Sérgio Nóbrega, o motivo do sucesso deste ano pode estar ligado ao grande intervalo sem carnaval por causa da pandemia. A entrada da prefeitura de João Pessoa e do governo do Estado como parceiros também teria contribuído, principalmente por causa da contratação de grandes atrações para os blocos.
A grande expectativa, agora, fica pela realização do Muriçocas do Miramar, que terá através de Fuba, Elba Ramalho e Alok. A tendência é que, mantida a tradição, um público superior a 500 mil pessoas compareçam à festa mais tradicional das prévias carnavalescas da Capital. Haverá também a transmissão das apresentações pelas TVs Câmara, Cidade e Assembleia na quarta e na sexta-feira, quando haverá o desfile dos Cafuçus, no Centro da cidade.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni