Executivo
FHC pede voto contra Bolsonaro sem declarar apoio a Lula… simplesmente porque não precisa
22/09/2022 15:57
Suetoni Souto Maior
FHC e Lula comandaram a política nacional por 16 anos. Foto: Ricardo Stuckert

A carta de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pedindo claramente voto contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou a atenção nesta quinta-feira (22) por ele não ter declarado apoio a Lula (PT), mas nem precisava. O movimento do ex-presidente da República ocorre em meio aos anúncios em série de apoios ao petista feitos por tucanos históricos. O primeiro foi um hoje ex-militante do PSDB, o candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Ele foi seguido pelo ex-senador Aloysio Nunes, pelos ex-ministros da Justiça José Carlos Dias e Miguel Reale Jr, além do ex-secretário de Direitos Humanos José Gregori.

Na carta divulgada por Cardoso, ele não citou diretamente Jair Bolsonaro como nome a ser combatido, mas também não precisaria. “Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional”, afirma FHC.

FHC não recomenda voto em um candidato específico, mas os predicados sobre a indicação excluem completamente Jair Bolsonaro. De pronto, pode ser direcionado ao ex-presidente Lula, bem como a Ciro Gomes (PDT) ou Simone Tebet (MDB), sendo esta última a postulante apoiada pela sigla tucana. A candidata a vice na chapa é a deputada federal Mara Gabrilli, do PSDB. Essa ligação, vale ressaltar, é o que torna difícil um apoio direto de Fernando Henrique a Lula. O movimento, no entanto, contribuir para a construção do conceito de frente ampla, almejada pelos petistas.

O ex-presidente, apesar disso, vem sendo cortejado há alguns dias pela campanha de Lula para que manifeste seu apoio já no primeiro turno, dentro da proposta de formar uma frente ampla contra o atual presidente. Nesta semana, diversas figuras públicas do entorno do ex-presidente já anunciaram voto em Lula, como o diretor-geral da fundação que leva seu nome, Sergio Fausto.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave