Executivo
Fábio Rocha deixa Saúde no “pós-guerra da Covid”, mas trabalho para Margareth Diniz não será menos desafiador
16/12/2021 18:33
Suetoni Souto Maior
Rabio Rocha será substituído no cargo por Margareth Diniz. Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Quem acompanhou o cenário político na capital paraibana nos últimos meses sabia que o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, não chegaria ao fim do ano no comando do cargo. Não, não se tratou de incompetência no trato da coisa pública. O buraco é mais em baixo. O problema mesmo foi o momento em que ele esteve à frente da pasta, com uma pandemia produzindo seus piores números e um risco constante de colapso no sistema de saúde. O reflexo disso, lógico, seria o inevitável desgaste físico e, consequentemente, o pedido para sair.

Em conversa com alguns auxiliares do prefeito, o registro ouvido pelo blog foi o de que o agora ex-secretário sai com o dever cumprido. Faz isso num momento em que o risco de colapso dos hospitais já não existe. Lembram que houve trabalho intenso para aumentar o número de leitos para o tratamento da Covid-19, maratonas de vacinação e busca pela reestruturação das instituições de saúde. Agora, com os números da pandemia controlados e a maior parte da população vacinada, os desafios passam a ser outros. E aí entra a ex-reitora Margareth Diniz, escolhida pelo prefeito Cícero Lucena (Cidadania) para o cargo.

O momento agora, para a nova gestora, é de manter o trabalho de vacinação e cuidar da atenção básica. Há problemas históricos na área e eles precisam ser resolvidos. A nova gestora da Saúde na Capital estava, desde o início do ano, na Secretaria da Ciência e Tecnologia. Nascida em Sousa (PB), Margareth Diniz é graduada em Medicina e Farmácia, especialista em Toxicologia Animal, mestre e doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio).

Em sua carreira como gestora, foi reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no período de 2012-2020, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), onde também exerceu a Diretoria Técnica, e foi membro do Conselho Administrativo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). É embaixadora do Parlamento de Inovação, para o desenvolvimento institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação da República do Paraguai-MercoSul.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave