O deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) é o novo favorito para faturar a presidência da Câmara dos Deputados. O nome começa a ser trabalhado com a possibilidade de consenso. As portas foram abertas com a desistência do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP), que vinha trabalhando para a disputa desde o ano passado. Pereira comunicou a decisão ao presidente Lula (PT) e ao atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Ainda na noite desta terça-feira (3), o presidente da Câmara foi incumbido de levar o assunto ao líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA).
De acordo com informações de bastidores, Pereira foi a Lula acompanhado do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Na conversa, o petista teria dito que não se opõe ao nome de Motta, mas que gostaria de conhecê-lo. O presidente e o paraibano estiveram juntos, na semana passada, durante agenda do petista na Paraíba. Ele veio ao estado para inauguração da segunda etapa do Canal Acauã-Araçagi. O encontro foi ciceroneado pelo governador João Azevêdo (PSB), aliado de Lula e de Hugo Motta na Paraíba.
Marcos Pereira trabalha agora para a desistência do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA). Ele tinha a preferência de Lira, mas vinha sendo escanteado por causa da resistência de Lula ao nome. Motta, por outro lado, enfrenta resistência natural de deputados petistas, que recordam da proximidade dele com Eduardo Cunha, o ex-todo poderoso presidente da Câmara que bancou o impeachment de Dilma Rousseff (PT). De lá para cá, o parlamentar paraibano manteve boa interlocução com os governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). Agora, integra a bancada governista de Lula.
Na Paraíba, ele, apesar de muito jovem, comandou o Republicanos num crescimento sem precedentes na eleição passada, se tornando o partido com as maiores bancadas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. O nome de Motta era ventilado nos bastidores como possibilidade de uma candidatura de consenso, por ele ter bom trânsito entre parlamentares de diversos partidos na Câmara, mas esbarrava em Marcos Pereira —que, até então, negava qualquer possibilidade de desistir da disputa.
De acordo com um aliado do parlamentar, essa mudança ocorreu após Pereira ter ficado contrariado com a atitude do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em não abrir mão da candidatura do partido. Kassab se reuniu com Pereira na semana passada e com Lula nesta terça-feira (3). Nas duas ocasiões, afirmou que o PSD não retiraria a candidatura de Brito neste momento. O líder do Republicanos tem a simpatia de membros do governo Lula, além de ser próximo do presidente do PP, Ciro Nogueira (PI).
Discreto, Hugo Motta tem se mostrado um grande articulador na Câmara dos Deputados e tem chances, sim, de se tornar o próximo presidente da Casa.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni