Executivo
Em pé de guerra com Vítor Hugo, João Azevêdo entrega obra de R$ 120 milhões em Cabedelo e tenta cacifar Ricardo Barbosa
10/09/2023 19:23
Suetoni Souto Maior
Dragagem no Porto de Cabedelo vai permitir o atracamento de navios de maior calado. Foto: Divulgação

O governador João Azevêdo (PSB) entrega nesta segunda-feira (11), às 10h, a dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo. A obra, segundo o gestor, vai permitir a atracação de navios de grande porte, tornando o porto mais competitivo e fomentando a geração de empregos e novos negócios. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 120 milhões, fruto de recursos próprios do governo da Paraíba. Esta é a explicação do ponto de vista administrativo, mas há ainda uma questão política importante a ser observada na cidade portuária.

A entrega do empreendimento acontece no momento em que o governador tenta cacifar o diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, para a disputa da prefeitura de Cabedelo, confrontando o candidato ao Executivo a ser indicado pelo prefeito Vítor Hugo (União Brasil). O governador e o mandatário cabedelense estiveram juntos na disputa eleitoral de 2020, quando o atual prefeito recebeu o apoio de João Azevêdo. A relação, no entanto, se deteriorou dois anos depois, com o mandatário da cidade portuária apoiando o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) na disputa pelo governo do Estado.

Desde então, o governador se queixa do tratamento recebido do ex-aliado no pleito do ano passado e descarta todas as tentativas de reaproximação encampadas por Vítor Hugo. O prefeito, recentemente, usou uma entrevista para pedir desculpas a João Azevêdo pelas ofensas que ele diz não se recordar e alega que se elas aconteceram, foram motivadas pelo calor da campanha. Sem nada a ver com isso, Barbosa tem usado de todos os meios para confrontar o prefeito da cidade portuária. Sobre a entrega da dragagem do porto, ele comemorou o empreendimento com elogios ao padrinho político.

“Muitos tentaram, mas somente agora, sob a audaciosa liderança de João Azevêdo, a dragagem tornou-se realidade. A problemática rocha na entrada do canal, que por tanto tempo impediu a navegação de navios de grande porte, finalmente foi removida”, comemorou o diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa. Ele também destacou o lançamento do programa “Porto Cidade”, que, segundo o dirigente, vai levar dignidade aos moradores de Cabedelo e promover a interação com o equipamento portuário.

Na solenidade desta segunda-feira, está prevista também a entrega, pelo chefe do Executivo estadual, dos armazéns 1 e 7, que passaram por reforma. A data marcará ainda o lançamento do programa “Porto Cidade”, com uma série de ações de promoção do desenvolvimento social dos trabalhadores e da comunidade de Cabedelo nas áreas de educação, cultura, tecnologia, sustentabilidade e saúde, fundamentado nas práticas ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês).

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave