Executivo
Em meio ao caos, Ibaneis exonera Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro, que comandava a segurança do DF
08/01/2023 17:12
Suetoni Souto Maior
Andrson Torres viajou para os Estados Unidos. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou na tarde deste domingo (8) a exoneração do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. O titular da pasta, na visão do gestor, não conseguiu prever a gravidade dos atos que resultaram na tomada do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto por bolsonaristas. Torres, que é ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL), se encontra nos Estados Unidos, para onde viajou recentemente. Aliados do presidente Lula (PT) pediram intervenção federal no Distrito Federal.

Mais cedo, demonstrando inexplicável surpresa com o que tem acontecido, Torres lamentou o ocorrido. “Cenas lamentáveis agora na Esplanada dos Ministérios. Determinei ao setor de operações da SSPDF, providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília”, escreveu no Twitter. Os atos golpistas no Distrito Federal, neste domingo, copiam um movimento similar ocorrido nos Estados Unidos, dois anos antes, com a derrota de Donald Trump. Um grupo de apoiadores tentou tomar o Capitólio para evitar a posse de Joe Biden.

Antes de ser demitido, neste domingo, Anderson Torres foi novamente à rede social para dizer que “criminosos não sairão impunes” e que “é inconcebível a desordem e inaceitável o desrespeito às instituições”. “Determinei que todo efetivo da PM e da Polícia Civil atue, firmemente, para que se restabeleça a ordem com a máxima urgência. Vandalismo e depredação serão combatidos com os rigores da lei”, escreveu o atual secretário de Segurança do DF.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave