A federação nacional que congrega PT, PCdoB e PV fechou consenso em relação à política de alianças na Paraíba. Um dia depois da agenda de Lula (PT) ao lado de Veneziano Vital do Rêgo (MDB), em Campina Grande, o grupo formalizou a aliança com os emedebistas no Estado. Coube à representação nacional resolver a falta de entendimento do plano estadual. Por aqui, só os petistas topavam seguir com Veneziano. PCdoB e PV trabalhavam por uma aliança com o governador João Azevêdo (PSB), que vai para a disputa da reeleição neste ano.
No plano nacional, PT e PSB vão para a disputa como aliados prioritários. De um lado está a sigla do ex-presidente Lula e do outro, a do vice, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Já nos estados, por questões paroquiais, as coisas são atrapalhadas em boa parte das unidades da Federação. A Paraíba é um exemplo disso. O governador Jão Azevêdo era aliado do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que hoje trabalha para disputar uma vaga no Senado. Os dois romperam há dois anos e uma aproximação entre eles é improvável.
No Rio de Janeiro, a discussão tem a ver com a resistência do deputado federal Alessandro Molon (PSB) de retirar a candidatura ao Senado. Isso tem gerado desconforto com o PT, que tinha feito acordo com os socialistas para lançar a candidatura do atual presidente da Assembleia, André Ceciliano, ao Senado. Sem entendimento, a direção nacional do PSB decidiu negar o financiamento para a campanha do parlamentar. Isso tudo para impedir o rompimento da aliança que visa o apoio de Lula à pré-candidatura a governador do deputado Marcelo Freixo (PSB).
Há problemas também no Ceará e as rusgas se espalham por outros estados, como o Rio Grande do Sul. Na Paraíba, nesta semana, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, prometeu impugnar a candidatura de Ricardo Coutinho logo após ela ser registrada. O petista militou por quase 20 anos na sigla socialista e saiu em meio a muita confusão. A briga, por isso, deve continuar.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni