O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), virou testemunha ocular da escalada de ataques entre Israel e Irã, no Oriente Médio. Na madrugada desta sexta-feira (noite da quinta, no Brasil), o gestor pessoense foi levado para um abrigo antiaéreo por causa de bombardeios no fogo cruzado entre os dois países. Mais de 100 drones foram lançados por Teerã contra a capital israelense como resposta aos ataques de Israel a instalações nucleares.
Nas suas redes sociais, o prefeito informou que foi levado duas vezes para um abrigo atiaéreo e que está bem. O abrigo fica em um campus universitário, perto do hotel onde Cícero Lucena está hospedado. Ele falou que agora tenta antecipar o retorno ao Brasil, previsto para a semana que vem. O gestor pessoense disse que já falou com o Itamaraty e que tem recebido assistência do presidente da Câmara dos Deputados, o paraibano Hugo Motta (Republicanos).
Veja postagem no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DK0tAmRtvs0/?igsh=aWlkMjd5N3Npd2Nh
A hostilidade entre os dois países começou depois que Israel lançou um ataque contra vários alvos nucleares do Irã. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o programa nuclear iraniano é uma ameaça para Israel. Ele disse ainda que o Irã está muito próximo de conseguir uma arma nuclear. Segundo o presidente israelense, não o país não vai deixar que isso aconteça.
Após lançar os ataques, Israel declarou emergência e fechou seu espaço aéreo. A mídia estatal iraniana acusou o país vizinho de lançar ataques contra áreas residenciais. Várias cidades do país foram atacadas. Há registro de mortes de altas autoridades militares do Irã. O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, prometeu uma resposta ao ataque. Momentos depois, Israel disse que drones iranianos foram lançados contra o país.
Cícero Lucena está em Israel para participar da Expo Muni Israel 2025, uma feira de inovação e tecnologia urbana que reunirá soluções tecnológicas que poderão ser incorporadas à gestão municipal.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni