Executivo
Eleitores de Monte Horebe vão às urnas neste domingo para eleger substitutos de vereadores cassados por fraude
10/12/2022 16:01
Suetoni Souto Maior
Eleições deste ano vão definir novos prefeitos e vereadores. Foto: Divulgação

Os eleitores de Monte Horebe, no Sertão paraibano, voltam às urnas neste domingo (11) para escolher os nove vereadores que vão substituir os parlamentares eleitos em 2020. Eles foram cassados em junho deste ano pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por terem fraudado a cota de gênero no pleito de dois anos atrás. O relator do processo foi o juiz Ferreira Ramos Júnior. Os magistrados, ao analisarem o caso, entenderam que houve fraude à cota mínima de 30% do gênero prevista na legislação eleitoral. Além dos nove vereadores, três suplentes também foram alcançados pela pena.

O grupo foi acusado de fraude pelo lançamento de candidaturas laranjas de mulheres no pleito. Os vereadores considerados culpados são Edigley Cardoso Ferreira, Júlio Cézar Ferreira Braga, Márcio José Nogueira, Iranaldo Pereira de Sousa, Joaquim Leite De Brito, José Nilton Pereira Dantas, Agamoneo Dias Guarita Júnior, Valtiere Silva Barreiro, José Soares De Sousa, além das suplentes Iracy De Sousa Cavalcanti Ferreira, Maria Marinalva Cardoso Dias e Josefa Alice da Costa.

Ferreira Ramos explicou ao blog que a necessidade de novas eleições decorre do fato de mais de 50% dos votos terem sido anulados. Não há paralelo na história das eleições no Brasil. Com isso, deve haver eleição para a substituição dos parlamentares atualmente no mandato. Todos devem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar evitar a execução da decisão. De acordo com a Justiça, as investigações apontaram que candidatas da legenda forjaram a própria participação na disputa para beneficiar os homens da chapa.

O pleito suplementar será realizado com uso do sistema eletrônico de votação e apuração e contará com três locais de votação e 12 seções eleitorais. Estarão aptos a votar as eleitoras e os eleitores de Monte Horebe/PB, inscritos na 40ª Zona Eleitoral, que estiverem em situação regular no Cadastro Nacional de Eleitores, até 4 de maio de 2022 (data do fechamento do cadastro eleitoral).

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave