Executivo
Distanciamento entre Bruno e Romero foi construído ao longo de anos e solução não é simples, dizem aliados
23/05/2023 07:43
Suetoni Souto Maior
Romero Rodrigues e Bruno Cunha Lima durante a campanha de 2020. Foto: Divulgação

Desde domingo (21), o tema relacionamento entre o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), e o deputado federal Romero Rodrigues (PSC) monopoliza o noticiário político no Estado. Depois de uma foto conjunta, no fim de semana, vieram declarações do agora ex-prefeito e responsável pela eleição do então pupilo de que a fotografia em que aparece com Bruno foi uma “casualidade”. Sobre possível apoio à reeleição do gestor, Romero vem dizendo que ainda é cedo para colocar o debate na mesa.

A reação do deputado é consequência de um distanciamento construído ao longo dos últimos três anos, justamente o período de vigência do atual mandato de Bruno. Em off, aliados de Romero alegam desconforto com um combo de situações a que alegam ter visto o ex-prefeito sofrer: pessoas próximas foram retiradas da administração, a interlocução entre os dois foi gradativamente colocada de lado e pesa ainda alegações de que os novos programas visam anular os feitos do antigo gestor. Esses fatos, aliados a outros pontos, foram minando a relação.

Sobre a possibilidade de Romero Rodrigues ser candidato no ano que vem, confrontando Bruno Cunha Lima, as opiniões são divergentes. Para uns, um rompimento ruidoso e definitivo não estaria nos planos do ex-prefeito, até pelo perfil pacificador que permeou seu histórico político. Outros, no entanto, entendem que tudo vai depender das condições políticas no ano eleitoral. Romero deixou a prefeitura com alta avaliação popular e conseguiu eleger o sucessor, Bruno, ainda no primeiro turno. Há quem diga que ele elegeria qualquer um que indicasse.

Minha aposta, diante do quadro, é que o segundo cenário é muito palpável. O sentido contrário vai depender de muita, muita conversa e bombeiros eficientes.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave