Executivo
Desembargador manda MPPB se pronunciar em denúncia do Psol sobre “atos antidemocráticos” na Paraíba
11/11/2022 15:31
Suetoni Souto Maior
Veículo com adesivo de Lula foi cercado e mulher alega ter sido agredida. Foto: Reprodução

O desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), determinou que o Ministério Público da Paraíba (MPPB) se manifeste sobre notícia-crime apresentada por dirigentes do Psol contra o que a sigla chamou de atos antidemocráticos. O partido acusa apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, de tentarem forçar um novo golpe militar. O grupo tem se concentrado em frente ao Grupamento de Engenhairia, em João Pessoa, para pedir intervenção federal, com a manutenção do atual mandatário no poder.

“Sobre a notícia-crime formulada pelo Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, em que se objetiva a instauração de investigação sobre possíveis atos tipificados na norma penal, conforme narrativa exposta na peça inicial, abra-se vistas dos autos à Procuradoria-Geral de Justiça, para os fins de direito”, diz o despacho assinado pelo magistrado. A mesma representação também foi apresentada no Ministério Público Federal pela sigla.

O partido pede na ação que o Ministério Público seja notificado para instaurar inquérito policial, identificar e processar civil e criminalmente “os responsáveis pelos antidemocráticos realizados em João Pessoa e Campina, após o segundo turno das eleições”. Na representação, que é assinada pelos dirigentes partidários Adjany Simplício, Olímpio Rocha, Alexandre Soares e Tárcio Teixeira, o PSOL alega que os manifestantes da extrema-direita praticam uma dezena de ilícitos penais, tais como dano, incitação ao crime, apologia ao crime, associação criminosa, constituição de milícia e tentativa de golpe de estado.

A petição alega ainda que as autoridades públicas e agentes policiais se mantêm omissos ao não debelarem as manifestações, mesmo após ordem do Ministro Alexandre de Moraes, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave