O desembargador Macário Judice Neto, do Tribunal Regional da 2ª Região, foi preso nesta terça-feira (16) na operação Operação Unha e Carne 2. A ação investiga o vazamento de informações sigilosas que favorecem o Comando Vermelho e já resultou, em sua primeira fase, na prisão do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar.
Macário Judice é o relator do caso TH Joias no TRF-2. O caso diz respeito à atuação do ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos, que está preso por ligação com o Comando Vermelho.
Em 2023, Macário, voltou à magistratura e foi promovido a desembargador depois de estar afastado por 17 anos devido à sua atuação polêmica como juiz federal no Espírito Santo. Seu afastamento por quase duas décadas deu-se com base em denúncias do MPF contra ele.
O primeiro afastamento foi determinado pelo TRF2 em 2005, em uma ação penal que apurava a suposta participação de Macário num esquema de venda de sentenças. É esse desembargador que agora está preso na sede da PF do Rio de Janeiro.
A propósito, Flávia Judice, mulher de Macário Judice Neto, atuava no gabinete da diretoria-geral da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) até o início do mês passado, quando a investigação que mira o ex-deputado estadual já estava em curso. (Com informações de O Globo)
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni