A novela sobre uma eventual candidatura do PT em João Pessoa ganhou novos capítulos com a entrada do presidente Lula no enredo. Em reunião com o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nacional do partido, ele determinou a suspensão dos processos internos para a definição das candidaturas em João Pessoa (PB), Recife (PE) e Curitiba (PR). O motivo: ele entende ser necessária maior atenção a estas cidades, por considerá-las estratégicas. A decisão ocorre, no caso paraibano, após uma guerra fratricida entre os deputados Cida Ramos e Luciano Cartaxo, que culminou com a saída do parlamentar do pleito.
A decisão de Lula parte do entendimento de que a tática eleitoral nestas cidades precisa ser discutida pelo Diretório Nacional. A próxima foi marcada para 26 de março. O partido, em João Pessoa, havia definido a realização de prévias para o dia 7 de abril. O vencedor da disputa seria escolhido para o pleito. Com a decisão de Lula, o assunto passa ao segundo plano. A tese de candidatura própria, definida pelo Diretório Municipal, deve ser levada em consideração, mas pode a não ser a única opção. O GTE destacou, na nota assinada pelo senador Humberto Costa (PE), a relevância de João Pessoa para o projeto nacional do PT.
Um dos pontos que podem ser levados em consideração é o crescimento da extrema-direita na capital. Em 2022, o presidente Lula venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por estreita margem de votos. A cidade, inclusive, entrou na linha das prioridades do ex-gestor, que tem vinda à Paraíba programada para o próximo mês, quando deve tentar a união do ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) com o pastor Sérgio Queiroz (Novo), visando as eleições deste ano. O primeiro seria candidato a prefeito e o segundo, a vice.
Dentro do PT, vale ressaltar, há intensa discussão sobre o processo eleitoral. Além de uma tendência muito forte de apoio a Cida Ramos, vinda do Diretório Municipal, houve movimentos puxados pelo ex-governador Ricardo Coutinho e pelo deputado federal Luiz Couto, visando uma candidatura de Luciano Cartaxo. Mas não apenas isso. Há quem já tenha defendido em um passado recente uma composição do partido com o prefeito Cícero Lucena (PP) ainda no primeiro turno.
Veja a nota do PT
Na condição de coordenador-geral do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nacional do PT, após consulta à maioria dos integrantes daquele colegiado e diante da relevância do processo eleitoral em várias cidades do país para o projeto nacional do PT , entre as quais se inclui João Pessoa, encaminhei à Direção Nacional do partido, com base na Resolução CEN de 28 de setembro de 2023, que a tática eleitoral deste município seja discutida pelo Diretório Nacional em sua próxima reunião a ser realizada no dia 26 de março do corrente.
Em razão disso solicito desde já a suspensão do respectivo processo local de definição de tática eleitoral até o pronunciamento definitivo da instância nacional Estamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
Atenciosamente
Humberto Costa
Coordenador Nacional do GTE PT
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni
19/04/2025 13:03
16/04/2025 12:24
16/04/2025 08:01