Executivo
Debates eleitorais na TV: mais projetos e menos lacração, por favor
20/08/2024 07:10
Suetoni Souto Maior
Quatro dos seis candidatos a prefeito participaram de debate na TV Master. Foto: Reprodução/Youtube

Quem tem dedicado algum tempo do seu dia para assistir aos debates tem se deparado com um fenômeno novo: o esforço para lacrar na internet tem sido maior que a apresentação de projetos. Vou logo me apressando em dizer que esse não é um fenômeno exclusivo da Paraíba. Ele é geral. Mas vale falar um pouco de Filipéia no dia seguinte ao debate da TV Master, o segundo realizado entre os postulantes ao cargo de prefeito de João Pessoa. O confronto teve a participação de quatro dos seis candidatos ao comando da capital: Cícero Lucena (PP), Luciano Cartaxo (PT), Ruy Carneiro (Podemos) e Marcelo Queiroga (PL).

A estratégia comum dos quatro foi o rodízio entre ataque e defesa, com a clara estratégia de desgastar os adversários. Cícero foi o alvo preferido, lógico, por ser o atual prefeito. Foi questionado sobre obras, projetos e ações. Cartaxo foi perseguido pelas perguntas relacionadas a escândalos passados envolvendo o PT. Já Ruy teve que lidar com as lembranças de ter sido condenado a 20 anos de prisão em processo ainda em tramitação e Queiroga pelo negacionismo durante a pandemia. Mas de projetos e soluções, mesmo, restou muito pouco.

O desempenho dos postulantes agora não é muito diferente do exibido no debate promovido pela TV Arapuan, logo após a definição das candidaturas, no início do mês. O fenômeno tem a ver com os recursos disponíveis nas redes sociais, campo onde cada um dos postulantes usa para repercutir frases de efeito revezadas com imagens estáticas ou laconicamente fragilizadas dos adversários, manipuladas ou não. As propostas para a cidade, neste caso, ocupam uma segunda fileira no teatro de horrores oferecido a quem buscar conhecer melhor as pretensões dos postulantes.

O modelo segue os espetáculos do dublê de coach Pablo Marçal, que tem transformado os debates na disputa pela prefeitura de São Paulo em recreio da quinta série, com lacrações em sequência. No último, promovido pela revista Veja, nesta segunda-feira (19), e com a ausência dos principais candidatos, ele inovou deixando de responder as perguntas e prometendo aos opositores que as respostas estariam no Instagram após o debate. O problema disso tudo é que o cidadão/eleitor está saindo dos debates como quem sai de um jogo de futebol, achando que alguém ganhou, mas sabendo pouco sobre as propostas para a cidade.

É preciso mais do que isso.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave