Executivo
Debate das TVs Cabo Branco e Paraíba será essencial para definição do segundo turno no Estado
27/09/2022 14:04
Suetoni Souto Maior
Eleições deste ano vão definir novos prefeitos e vereadores. Foto: Divulgação

O debate previsto para acontecer nesta terça-feira (27), nas TVs Cabo Branco e Paraíba, promete ser um divisor de águas para três dos oito candidatos ao governo da Paraíba. Com João Azevêdo (PSB) liderando as pesquisas, mas sem votos suficientes para fechar a fatura no primeiro turno, três nomes se degradiam para ser o segundo colocado e ir ao segundo turno. São eles o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o comunicador Nilvan Ferreira (PL). Eles aparecem, respectivamente, segundo a última pesquisa Ipec, com 20%, 15% e 14% dos votos válidos.

A consulta contratada pela TV Cabo Branco e divulgada na última quinta-feira (22) trouxe João Azevêdo com 35% das intenções de voto na estimulada. Além dos quatro postulantes mais bem colocados na corrida eleitoral, vai participar do debate a candidata Adjany Simplício (Psol). Ela foi citada na pesquisa do Ipec por 1% dos entrevistados. O debate começa depois da novela Pantanal, por volta das 22h30 e será conduzido pelo jornalista da Rede Globo, Hélter Duarte.

Ao longo das últimas semanas, a briga tem sido intensa entre Pedro, Veneziano e Nilvan pelos votos necessários para estar no segundo turno. A rigor, todos estão empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Como Pedro apareceu com 20%, isso quer dizer que ele pode ter entre 17% e 23%. Já Veneziano, com 15%, pode ter entre 12% e 18%. Nilvan, por outro lado, pode ter entre 11% e 17%. Ou seja, o jogo continua embolado entre eles. Até o dia 2 de outubro, eles terão cinco dias para ganhar a dianteira e brigar pela vaga no segundo turno.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave