Executivo
Datafolha mostra Lula com 49% das intenções de voto no segundo turno e Bolsonaro com 44%
27/10/2022 17:55
Suetoni Souto Maior
Bolsonaro e Lula duelaram durante a campanha de 2022, vencida pelo petista. Foto: Reprodução

O cenário descrito por todas as pesquisas neste segundo turno tem sido de estabilidade, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL). A consulta realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada pela Folha de São Paulo nesta quinta-feira (27), a três dias da eleição, mostra o petista com 49% das intenções de voto no cenário estimulado e considerando os votos totais. Já Bolsonaro surge com 44%, um ponto percentual a menos que no dia 19 de outubro, quando foi divulgada a última pesquisa do instituto. A oscilação, portanto, ocorreu dentro da margem de erro.

O novo levantamento foi feito entre terça-feira (25) e esta quinta (27), e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Intenção de voto (estimulada — votos totais)

Lula (PT): 49% (49% no levantamento anterior, em 19 de outubro)
Bolsonaro (PL): 44% (45% no levantamento anterior)
Brancos e nulos: 5% (4% no levantamento anterior)
Não sabe ou não respondeu: 2% (1% no levantamento anterior)

Já quando são considerados apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e quem pretende anular o voto, Lula sobe para 53%, um ponto percentual a mais que na pesquisa anterior. Por outro lado, Bolsonaro vai a 47%, um ponto percentual a menos que no último levantamento. O reflexo da piora aqui pode ter a ver com o episódio envolvendo o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), aliado do presidente. Ele resistiu a um mandado de prisão no último domingo (25) e abriu fogo contra agentes da polícia federal. O arremesso de granadas acabou ferindo dois dos policiais.

Intenção de voto (estimulada — votos válidos)

Lula (PT): 53% (52% no levantamento anterior, em 19 de outubro)

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No levantamento anterior, Lula tinha 52% e Bolsonaro, 48%.

Intenção de voto (estimulada — votos válidos)

. Lula (PT): 53% (52% no levantamento anterior, em 19 de outubro)

. Bolsonaro (PL): 47% (48% no levantamento anterior)

Já na pesquisa espontânea, os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 47%, e Bolsonaro, com 42%. Além disso, 1% deram outras respostas. Brancos e nulos somaram 4%; outros 5% disseram que não sabem em quem votar.

Este é quarto levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. O Datafolha entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04208/2022.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave