Executivo
Datafolha: a duas semanas das eleições, Lula aparece com 53% das intenções de voto e Bolsonaro com 47%
14/10/2022 18:27
Suetoni Souto Maior
Bolsonaro e Lula duelaram durante a campanha de 2022. Foto: Reprodução

As duas primeiras semanas do segundo turno das eleições parece ter tido pouca influência em relação às candidaturas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo o Instituto Datafolha. Quando contabilizados apenas os votos válidos na pesquisa estimulada, quando se exclui brancos, nulos e faltosos, o petista aparece com 53% das intenções de voto e Bolsonaro, 47%. Os números são ligeiramente maiores que os da eleição no dia 2 de outubro, quando havia outros postulantes. Eles colheram 48,4% e 43,2%, respectivamente, nas urnas.

Considerando todas as pessoas ouvidas pelo Datafolha, Lula segue à frente com 49% dos votos totais, ante 44% do atual ocupante do Planalto. O instituto ouviu 2.898 pessoas em 180 cidades, na quinta (13) a sexta-feira (14), em levantamento encomendado pela Folha e pela TV Globo registrado no TSE com o número BR-01682/2022.

Há 1% de indecisos e 5% de brancos e nulos. Há uma semana, o petista tinha 49%, o presidente, 43%, não sabiam em quem votar 2% e não iriam escolher ninguém 6%. O bom desempenho de Bolsonaro na reta final da campanha do primeiro turno, quando colheu o voto útil dos apoiadores de Ciro Gomes (PDT) e de parte dos indecisos, por ora não se converteu em um avanço maior na disputa final.

Ciro ficou em quarto lugar no primeiro turno com 3% dos votos válidos e seu partido apoia agora Lula. A terceira colocada (4,2% dos válidos), Simone Tebet (MDB), aderiu ao petista e já gravou participação em seu programa. A estabilidade do quadro não reflete o aumento da tensão na campanha. Nesta semana, ambos os candidatos levaram ataques pessoais pesados que estavam em redes sociais para o horário obrigatório de rádio e TV.

Com informações da Folha de São Paulo

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave