Executivo
Covid-19: Vacinas vencidas teriam sido aplicadas em 47 cidades paraibanas
02/07/2021 19:09
Suetoni Souto Maior
Prefeitura aguarda novos lotes da vacina para avançar para o grupo dos 30+. Foto: Divulgação

Pelo menos 253 paraibanos podem ter tomado vacinas vencidas da AstraZeneca nos postos de imunização disponibilizados na Paraíba. Os registros indicam a existência de inconformidades em pelo menos 47 cidades do Estado, de acordo com dados oficiais disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, o número de doses que teriam sido aplicadas fora da data de validade chega a 26 mil, de acordo com matéria da Folha de São Paulo publicada nesta sexta-feira (2).

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba avalia que a distorção pode ser fruto de erro de registro ou de aplicação do imunizante fora do tempo oportuno. “Todas as doses são entregues em até 24h após o recebimento aos municípios que são integralmente responsáveis pelo armazenamento, aplicação e informação aos sistemas de notificação do Ministério da Saúde”, diz a nota divulgada pelo governo do Estado. A orientação é que os municípios chequem a informação para ver se houve a informidade e, em caso positivo, refaça o ciclo vacinal.

Na Paraíba, a campeã na aplicação de vacinas vencidas é Alagoa Grande, com 72 pessoas contempladas com o imunizante fora do prazo. Em segundo lugar, vem Campina Grande, com 23 casos. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade.

Veja a lista completa da Paraíba Número de vacinas/cidades
72 ALAGOA GRANDE
23 CAMPINA GRANDE
16 PATOS
15 ESPERANCA
13 SANTA RITA
11 TRIUNFO
10 ARARA
10 CAJAZEIRAS
8 POMBAL
6 MULUNGU
5 ITAPORANGA
5 JOAO PESSOA
5 SERTAOZINHO
4 ALAGOA NOVA
3 CABEDELO
3 EMAS
3 NOVA FLORESTA
3 RIO TINTO
3 TAPEROA
2 BOA VISTA
2 CASSERENGUE
2 ITABAIANA
2 MONTE HOREBE
2 SANTA TERESINHA
2 SAPE
2 SOUSA
1 ALHANDRA
1 ARACAGI
1 BARAUNA
1 BREJO DOS SANTOS
1 CAAPORA
1 CAICARA
1 CALDAS BRANDAO
1 JACARAU
1 JOCA CLAUDINO
1 LAGOA
1 MAMANGUAPE
1 MARIZOPOLIS
1 MASSARANDUBA
1 QUEIMADAS
1 REMIGIO
1 RIACHAO DO POCO
1 SALGADINHO
1 SAO JOSE DE PIRANHAS
1 SAO JOSE DOS CORDEIROS
1 UIRAUNA
1 VIEIROPOLIS

AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante. Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho. O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave