Executivo
Covid-19: vacinas para crianças começam a chegar nesta sexta à PB e imunização terá início neste fim de semana
14/01/2022 09:16
Suetoni Souto Maior
Doses foram desembarcadas ontem em São Paulo. Foto: Myke Sena/PR

As primeiras doses da vacina destinada às crianças de 5 a 11 anos chegam nesta sexta-feira (14) à Paraíba. Ao todo, 23,6 mil doses serão desembarcadas e enviadas para os municípios paraibanos, que devem iniciar a imunização já neste fim de semana. Campina Grande programou a largada para este sábado (15), enquanto João Pessoa dará a largada no domingo (16). O primeiro lote da Pfizer, a única liberada até agora pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), chegou ao Brasil nesta quinta-feira (13), com 1,2 milhões de doses.

Depois de quase um mês postergando a compra das vacinas e de muita polêmica envolvendo a liberação do imunizante para crianças, o ministro paraibano Marcelo Queiroga (Saúde) reconheceu nesta quinta a importância dos imunizantes. Ele ressaltou o esforço da ciência para o desenvolvimento das vacinas em tempo recorte e lembrou que a extrema maioria dos internados por complicações da Covid-19 não é de vacinados. O ministro também reconheceu a significativa redução do número de internamentos desde o início da vacinação.

Tanto em João Pessoa quanto em Campina Grande, a vacinação será iniciada pelas crianças com comorbidades. Nesta última, neste sábado, a imunização começa pelos públicos prioritários, formados pelas crianças com deficiência e aquelas com autismo, além de todas as crianças atendidas no Centro Especializado em Reabilitação (CER), onde será o espaço destinado a esse público. É preciso apenas apresentar laudo comprobatório da doença permanente ou do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A vacinação em Campina Grande será realizada no Parque da Liberdade. A Secretaria de Saúde também vai imunizar as crianças de instituições como Instituto dos Cegos e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Outra estratégia adotada durante a campanha será a aplicação das doses nas escolas públicas e privadas.

Em João Pessoa, a secretária de Saúde Magareth Diniz disse que a imunização será iniciada no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, e no Parque Solon de Lucena, a Lagoa, com atrações infantis. O trabalho será iniciado no domingo. A prioridade neste momento, serão as crianças comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni