Esta semana será de flexibilização do uso de máscaras em vários estados brasileiros, mas os paraibanos ainda terão que esperar um pouco mais. A informação é do secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros. Ele explicou que a redução das medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19 será “lenta e gradual”. É que apesar da redução no nível de contágios registrada nos últimos dias, é esperado um aumento de casos em decorrência do Carnaval. Ao todo, 10.125 pessoas morreram no Estado desde o início da pandemia. A ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é de 31% atualmente.
De acordo com informações obtidas pelo blog, a prefeitura de João Pessoa também não discute ainda a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos. A expectativa, de acordo com o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, é que o novo decreto seja divulgado nesta segunda-feira (7). O último estará em vigor até este domingo. Depois das normas ditadas pelo governo da Paraíba, os outros municípios editam os próprios decretos.
Nesta segunda-feira, o uso de máscaras de proteção facial deixará de ser obrigatório nos municípios do Rio de Janeiro. O mesmo será feito pela capital fluminense, dando ares de legalidade a uma prática que já ocorre há muito tempo e foi vista como natural durante o carnaval. Blocos saíram às ruas nos bairros sem muito rigor na fiscalização, apesar da proibição ditada pelo governo do estado e a prefeitura. Além disso, as festas privadas estavam liberadas no Rio, assim como ocorreu também nas cidades paraibanas.
Já em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) se prepara para comunicar o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos em todo o estado de São Paulo a partir da próxima quarta-feira (9). A medida está em vigor desde maio de 2020, em razão da pandemia de Covid-19. Doria deverá tirar a máscara, literalmente, durante entrevista coletiva, no jardim do Palácio dos Bandeirantes, na capital, para anunciar a flexibilização.
Atualmente, o uso de máscaras em locais públicos não é mais obrigatório ou deixará de ser nesta semana em São Luís (MA), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (PR).
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni