Executivo
Covid-19: Prefeitura de João Pessoa recorre a cemitérios privados após “colapso” nos públicos
02/04/2021 09:02
Suetoni Souto Maior
Cemitérios públicos de João Pessoa estão em situação crítica. Foto: Divulgação

A Prefeitura de João Pessoa acionou a segunda fase do Plano de Contingência para o sepultamento das vítimas da Covid-19 nos cemitérios públicos da capital. Depois do trabalho de estruturação dos ossários, para “desafogar“ os túmulos rotativos, o poder público precisou contratar vagas em cemitérios privados. Isso porque a demanda supera a capacidade atual de gerar novos espaços. O chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Eduardo Pedrosa, descreve um quadro grave e culpa a gestão anterior.

Pedrosa alega que não houve investimento na estruturação dos cemitérios públicos de João Pessoa. Diante disso, eles não deram vencimento à demanda no mês de maço, o mais grave desde o início da pandemia. Foram 1.248 mortes em todo o Estado, mas grande parte deste montante foi registrado na capital. O momento de emergência sanitária fez com que a pressão sobre os cemitérios fosse maior.

Só para se ter uma ideia, em janeiro foram sepultadas 80 pessoas nos seis cemitérios Públicos de João Pessoa. Este número cresceu para 83 em fevereiro e para 319 em março. A consequência disso, segundo Pedrosa, é que houve a necessidade de contratação de mais coveiros para da vencimento ao momento de emergência.

Os seis cemitérios públicos de João Pessoa são Senhor da Boa Sentença, no Varadouro; São José, em Cruz das Armas; Cristo Redentor, no Cristo; Santa Catarina, no Bairro dos Estados; São Sebastião, no Muçumagro, e o Cemitério da Penha, na praia da Penha. Há um plano para a ampliação das vagas disponíveis,

Os números de morte vêm crescendo vertiginosamente nos últimos dias, mas houve um arrefecimento nesta quinta-feira, com 47 óbitos. Antes disso, na teça-feira (30), foram 70 mortes registadas na Paraíba. Este número cresceu para 73 na quarta-feira. Do ponto de vista das contaminações, 260.484 paraibanos já foram infectados pelo novo Coronavírus.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://chat.whatsapp.com/LjSHneKlLUKKzBM0oa0Lpd

Palavras Chave