Executivo
Covid-19: Paraíba vive “apagão” de dados sobre vacinados quase um mês após ataque hacker ao Ministério da Saúde
04/01/2022 16:42
Suetoni Souto Maior
Expectativa é que dados sejam atualizados a partir do dia 7 deste mês. Foto: Divulgação

Vinte e seis dias após o ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde, os municípios paraibanos ainda vivem um “apagão” de dados sobre o número real de pessoas vacinadas. O Conecte SUS até já voltou a funcionar, mas com intermitência nos serviços e sem a possibilidade de visualização dos números totais pelo governo do Estado. De acordo com informações repassadas pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, desde a invasão ao site do Ministério da Saúde, os dados sobre as doses aplicadas não são atualizados no sistema.

O problema não ocorre apenas em relação à Paraíba. De acordo com o governo do Estado, a previsão dada pelo Ministério da Saúde para que os dados concentrados pelo Plano Nacional de Imunização sejam visualizados é o dia 7 deste mês. Os servidores que operam o sistema, no entanto, não demonstram otimismo em relação ao cumprimento do prazo. O dado positivo é que os municípios já conseguem alimentar o sistema. O que não está disponível, ainda, é a interface que possibilita a visualização das estatísticas. Por conta disso, não é possível precisar atualmente quantas pessoas foram vacinadas no Estado.

O último dado disponível mostra que 61,34% da população do Estado está imunizada com duas doses da vacina contra a Covid-19. Este número, porém, remonta ao dia 10 de dezembro, quando houve o ataque hacker. De lá para cá, já foram realizadas três campanhas de imunização coordenadas pela Secretaria Estadual de Saúde, com mais de 200 mil pessoas vacinadas. Isso sem contar as campanhas realizadas e coordenadas pelos municípios. A assessoria de imprensa do órgão informou que o volume de vacinados é bem maior, porém, sem o sistema nacional, não é possível precisar quantos.

Alguns estados têm conseguido atualizar os números, fazendo uso de contagens paralelas. O governo da Paraíba concentra as informações no sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. As estatísticas oficiais, contabilizando apenas a população adulta, revela que os imunizados com as duas doses representam 79,69% da população. Com a volta do sistema prevista para este mês, a expectativa é que os dados demonstrem um quadro mais amplo de vacinados. O conhecimento dos números reais é importante para que se planeje as ações de enfrentamento da doença.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave