Executivo
Covid-19: mortes na PB em março chegam a 1.248 e número de enterros quadruplica
01/04/2021 16:22
Suetoni Souto Maior
Foto mostra situação de abandono nos cemitérios.

O mês de março vai para as estatísticas da Covid-19, na Paraíba, como o mais trágico desde o início da pandemia. Ao todo, foram 1.248 mortes, o que representa mais de 20% de todos os óbitos registrados em 12 meses. O reflexo disso foi visto em João Pessoa, onde a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) tem se desdobrado para conseguir enterrar as vítimas do novo Coronavírus. A demanda quadruplicou em relação aos meses de janeiro e fevereiro.

Só para se ter uma ideia, em janeiro, foram sepultadas 80 pessoas nos seis cemitérios Públicos de João Pessoa. Este número cresceu para 83 em fevereiro e para 319 em março. De acordo com o chefe de gabinete da Sedurb, Eduardo Pedrosa, a prefeitura precisou ativar a fase dois do Plano de Contingência do município. Com isso, além das vagas geradas nas covas rotativas, o poder público está usando covas de cemitérios privados.

Os números vêm crescendo vertiginosamente nos últimos dias. Na teça-feira (30) foram 70 mortes registadas na Paraíba. Este número cresceu para 73 um dia depois. Do ponto de vista das contaminações, 221.115 paraibanos já foram infectados pelo novo Coronavírus. O agravamento do quadro ocorre justamente quando o governo do Estado se prepara para a reabertura da atividade econômica.

A expectativa do secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, é que o novo decreto, com validade a partir do dia 5 de abril, seja mais maleável. Ele disse que a taxa de transmissão do vírus está abaixo de 1. Ou seja, que uma pessoa contaminada espalha o vírus para apenas mais uma pessoa.

A ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 82%. Na região metropolitana de João Pessoa, 86% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados. Em Campina Grande, o mesmo setor tem taxa de 82%. No Sertão, 89% dos leitos de UTI estão ocupados.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://chat.whatsapp.com/LjSHneKlLUKKzBM0oa0Lpd

Palavras Chave