Para quem tem subestimado o potencial letal da Covid-19 na atualidade, vai aqui um dado preocupante: a doença foi a causa da morte de 360 pessoas neste ano, na Paraíba. Só nesta segunda-feira (14) foram 14 novos óbitos, elevando para 9.956 as mortes desde o início da pandemia. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde e apontam para a necessidade de cuidados da população para estancar a escalada de contágios. Uma das recomendações feitas pelos Ministérios Públicos Federal, da Paraíba e do Trabalho é que seja suspenso o ponto facultativo do Carnaval.
A nova onda de contaminações ocorre já com a predominância da variante Ômicron no Estado. Os especialistas agora temem a propagação de subvariantes. Ao todo, já foram registrados 544.249 casos da doença na Paraíba. Só neste ano, o número foi de 79.914 casos. O dado curioso e que confirma a previsão dos especialistas é que, proporcionalmente, menos pessoas contaminadas têm morrido. Para se ter uma ideia, fazendo o uso de uma média aritmética, um em cada 48 contaminados morreram de Covid na Paraíba até 31 de dezembro do ano passado. Este número passou para um a cada 221 neste ano.
O quadro se deve em grande parte dos casos ao fato de a maior parte da população estar vacinada. Em conversa recente com o blog, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, disse que mais de 80% das pessoas internadas em estado grave na Paraíba não foram vacinadas ou não completaram o ciclo vacinal. Até o momento, 3.254.099 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (80,17% do total) e 3.002.955 completaram os esquemas vacinais, o que representa 73,98% da população total do estado. Do total de vacinados com o esquema primário completo, 2.919.823 tomaram as duas doses e 83.132 utilizaram imunizante de dose única.
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 57%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 81%. Em Campina Grande, estão ocupados 48% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 56% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 31 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 389 pacientes estão internos nas unidades de referência para Covid-19.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni