Executivo
Covid-19: Famup defende que prefeitos tenham prioridade na vacinação
02/04/2021 07:40
Suetoni Souto Maior
George Coelho diz que os prefeitos temem elevação no números e mortes. Foto: Divulgação

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) iniciou um movimento que deve gerar certa polêmica. A entidade quer que os prefeitos sejam inseridos no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. O argumento, para isso, é que os gestores integram a linha de frente no enfrentamento da pandemia. O presidente da Federação, George Coelho, alega que o povo está todo dia na porta dos prefeitos e eles têm que ir a todos os lugares, incluindo hospitais.

Quatro prefeitos morreram em decorrência da pandemia na Paraíba. O último deles foi Jorge Luiz (PDT), o Jorge do Povão, de Pitimbu, falecido nesta semana. Os outros foram Chaguinha, de Coremas, falecida na semana passada. Zenóbio Toscano, de Guarabira, e Manoel da Lenha, de Ingá, morreram no ano passado. O movimento pelas vacinas é local, mas Coelho quer levar o tema para a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O presidente da Famup quer que a questão chegue ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. “Muitos podem dizer que os prefeitos são responsáveis pela disseminação do vírus por conta do processo eleitoral, mas isso não é verdade. Vale lembrar que lutamos para que as eleições fossem adiadas no Brasil”, destacou, lembrando que na Paraíba existem 31 prefeitos com mais de 60 anos.

George Coelho cita as eleições do ano passado como um erro e lembra que os prefeitos chegaram a defender o adiamento. Isso, vale ressaltar, resultaria na prorrogação dos mandatos deles. “Não fomos ouvidos, infelizmente, e aconteceu tudo que já vimos até agora, eleição no Brasil é obrigatória”, disse George. Para o presidente da Famup, em defesa da democracia, urge incluir os prefeitos na classificação prioritária de vacinação.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave