O prefeito de João Pessoa usou as redes sociais neste sábado (13) para um pedido direcionado à população, com alta carga emotiva. O gestor pediu ajuda das pessoas para o enfrentamento da Covid-19 e alertou que os investimentos na instalação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), oxigênio e leitos de enfermaria não estão sendo suficientes para o tamanho do problema. Ou seja, há risco latente de as pessoas começarem a morrer por falta de vaga.
O gestor, por isso, pede a compreensão das pessoas. Ele apela para que os pessoenses não saiam de casa se isso não for extremamente necessário. Pede também para que se evite aglomerações e que todos usem máscara. O alerta vem no momento mais grave das contaminações pela Covid-19 desde o início da pandemia. A ocupação dos leitos de UTI na Região Metropolitana de João Pessoa é de 93%. A marca demonstra uma situação pré-colapso.
Confira a mensagem do prefeito no Instagram:
https://www.instagram.com/tv/CMVlw6CLMtR/?igshid=101c5nyrhzd1c
Um levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) mostrou um crescimento vertiginoso dos enterros em cemitérios públicos da capital. Os números triplicaram neste mês, quando comparados com janeiro e fevereiro. Só para se ter uma ideia, em janeiro foram enterradas 80 pessoas mortas em decorrência da Covid-19. Este número cresceu para 88 em fevereiro e já são 83 nos primeiros 11 dias deste mês.
Ao todo, 1.573 pessoas morreram até agora em decorrência da pandemia na capital. Por conta disso, a prefeitura reeditou o decreto mais restritivo destinado ao enfrentamento da Covid-19. Ele prevê toque de recolher das 22h às 5h e ainda o fechamento as atividades não essenciais durante os fins de semana.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: