Judiciário
Coordenador do Gaeco participará de conferência no México sobre combate à lavagem de dinheiro
14/03/2023 14:55
Suetoni Souto Maior
Octávio Paulo Neto esteve à frente das principais operações que investigaram ilícitos na Paraíba nos úlitmos anos. Foto: Divulgação/MPPB

O coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba, Octávio Paulo Neto, vai particicipar de evento, no México, onde será debatido o combate à lavagem de dinheiro. O convite foi feito pelo governo brasileiro, por meio da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A conferência regional tem como tema “El uso de la lucha contra el lavado de actions y la financiación del terrorismo en la investigación de la criminalidade del arte y las antiguidades”. O evento será realizado na Cidade do México, pelo Fundo Global ALD/CFT da União Europeia e a Unidade de Inteligência Financeira do México, no próximo dia 11 de maio.

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, ao qual pertence a Rede de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro, endereçou ofício diretamente ao coordenador do Gaeco, Octávio Celso Gondim Paulo Neto, oferecendo-lhe uma das vagas para participação na conferência. Segundo o documento, considerou-se a experiência do promotor de Justiça à frente do Laboratório contra Lavagem de Dinheiro no MPPB, apoiando investigações e análises envolvendo esse tipo de crime com o uso de obras de arte e antiguidades.

Para o promotor, o convite é um reconhecimento ao esforço empreendido pelo Gaeco, consequentemente ao MPPB, no combate às organizações criminosas. “O órgão, por meio de seus sistemas tem dado suporte a inúmeras instituições, assim como tem construído outras ferramentas para aumentar a assertividade no enfrentamento destes fenômenos. O convite nos causa orgulho, é sinal de que estamos fazendo algo útil e consistente. E essa conferência irá permitir uma visão mais ampla para construirmos novas soluções que auxiliem o Brasil, até porque percebemos que estamos passando por uma quadra bem singular”, disse.

O Gaeco foi o responsável, na Paraíba, por operações de grande visibilidade, como a Calvário, que investigou suposto esquema de corrupção no governo do Estado entre 2011 e 2018, e a Xeque-Mate, que teve como alvo a atuação de políticos e empresários em Cabedelo.

O Gaeco
O Gaeco é um órgão de execução criado dentro da estrutura do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB, ligado diretamente à Procuradoria-Geral de Justiça, com sede na Capital e atribuições em todo o Estado da Paraíba. O NGC também abarca o Laboratório de Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) e é responsável pelo desenvolvimento de várias ferramentas de investigação, entre elas o Sistema Pandora, que vem sendo compartilhado por membros do Ministério Público da Paraíba e de outros estados.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave