Executivo
Convenções de João, Veneziano e Nilvan mostram o quanto polarização entre Lula e Bolsonaro se reflete na Paraíba
05/08/2022 19:42
Suetoni Souto Maior
PSB junta militância para referendar nomes de João, Lucas e Pollyanna Dutra. Foto: Reprodução/Portal F5

A campanha para o governo do Estado, na Paraíba, terá um componente nacionalizado acima das suas tradições. Mesmo sem estar presente, o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) foram muito citados pelos pré-candidatos no último dia das convenções. De um lado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e João Azevêdo (PSB) buscam colar na popularidade do petista. Do outro, Nilvan Ferreira (PL) tem adotado discurso similar ao do mandatário com o objetivo de atrair o eleitorado conservador, tradicionalmente alinhado com a filosofia bolsonarista.

Entre os nomes com postulação à esquerda, Veneziano foi mais bem sucedido na atração de Lula. O petista participou de ato político em Campina Grande, nesta semana, quando anunciou que estará com o emedebista na Paraíba. O partido do ex-presidente, inclusive, se fez presente de forma marcante da chapa majoritária. O ex-governador Ricardo Coutinho foi confirmado para a disputa do Senado, tendo o deputado estadual Jeová Campos como primeiro suplente e o de Alexandre Santiago para a segunda suplência.

Convenção do MDB ratificou nomes de Veneziano, Ricardo e Maísa Cartaxo

O tom adotado pelos pré-candidatos tem sido o mesmo do ex-presidente, voltado para a melhoria das condições de vida da população. Lula tem reforçado a tese de que a população precisa recuperar o poder de compra e voltar a comer carne. A estratégia foi longamente usada no ato político da última terça-feira (2), em Campina Grande, e repetido na convenção realizada nesta sexta-feira, no Clube Cabo Branco, em João Pessoa.

Logo em seguida, em Campina Grande, também nesta sexta, o PL lançou os nomes de Nilvan Ferreira para a disputa do governo, tendo a chapa do Senado formada por Bruno Roberto, Tércio Arnaud e Isaac Venerando, sendo os dois últimos primeiro e segundo suplentes. O nome escolhido para a disputa da cadeira de vice-governador foi o do empresário Arthur Bolinha. O evento contou com mensagem do presidente Jair Bolsonaro e uma série de discursos que espelham a plataforma do gestor. Este tom foi reproduzido em justa medida por Nilvan e Bruno, inclusive com tom messiânico nas falas.

Bruno, Nilvan e Bolinha foram confirmados pelo PL para a disputa das eleições deste ano

Nilvan Ferreira falou em brigar pela reeleição do presidente e ressaltou a necessidade de formação de uma bancada forte para o partido, visando um eventual segundo mandato de Bolsonaro. No plano estadual, ele foi ácido nas críticas ao governador João Azevêdo e às esquerdas. Criticou o que chamou de incompetência das gestões anteriores para atrair recursos para o estado e prometeu transformar o Sertão paraibano na Petrolina do futuro.

Já João Azevêdo trouxe o pré-candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), para participar da convenção. Foram confirmados os nomes de Lucas Ribeiro para vice na chapa e Pollyanna Dutra para a disputa do Senado. O governador, nesta sexta, repetiu a garantia do apoio dele ao ex-presidente. A vinda de Alckmin à Paraíba teve esse objetivo também, de mostrar alinhamento à esquerda.

João Azevêdo tem centrado o discurso no esforço para dar continuidade às obras em andamento e na regularidade das contas públicas. No plano nacional, manifestou apoio ao ex-presidente e colocou na chapa uma deputada com histórico de proximidade com Lula.

Registro das candidaturas

Os escolhidos para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital devem ser registrados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave