O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou nesta segunda-feira (31) a expedição de um ofício congratulatório direcionado ao presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A moção foi aprovada em reunião virtual conduzida pelo reitor bolsonarista Valdiney Veloso. O dirigente ainda tentou demover os conselheiros da ideia de apresentar a felicitação, alegando que seria expedido “no momento próprio” um documento em nome da Reitoria da instituição, mas o posicionamento dele foi negado. Lula venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL) no pleito deste domingo (30).
O pedido de apresentação do ofício foi feito pela professora Anne Augusta Alencar, diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da instituição. Ela rebateu o argumento do reitor de que a universidade segue o protocolo de cumprimentar todos os deputados (estaduais e federais), senadores, governador e presidente eleitos. A docente lembrou ao dirigente que a tradição poderá ser mantida pela instituição, porém, gostaria de ver colocada em votação um posicionamento do conselho, que, segundo o lembrado por ela, é superior ao do próprio reitor, presidente do colegiado.
O texto do ofício congratulatório será elaborado pelos professores e partirá do Consuni e não da reitoria. A moção foi aprovada por 27 conselheiros e teve três abstenções. Em seguida a reunião on-line foi questionada pelos conselheiros, que suspenderam a pauta e votaram pela manutenção de reuniões presenciais do conselho, contrariando decisão anterior do reitor. Depois de ver aprovado o requerimento, a professora Anne pediu ao reitor que o colegiado fosse informado dos passos para o envio do ofício congratulatório ao presidente eleito.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni