Judiciário
Contra fake news: TRE da Paraíba amplia de 4 para 20 o número de urnas eletrônicas que serão auditadas nas eleições
29/06/2022 17:27
Suetoni Souto Maior
Eleições deste ano vão definir novos prefeitos e vereadores. Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba decidiu ampliar de 4 para 20 o número de urnas eletrônicas que serão auditadas durante as eleições deste ano. A preocupação ocorre em meio às denúncias de supostas vulnerabilidades nos equipamentos, apesar da inexistência de indícios minimamente críveis de violação do atual sistema de votação. A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições 2022 será coordenada pelo juiz José Ferreira Ramos Júnior, responsável pelo acompanhamento de todo o processo. Os integrantes foram definidos na última segunda-feira (29).

“Com mais urnas, será uma amostragem muito mais abrangente, consequentemente, a auditagem será mais completa, nos dará números mais completos acerca da segurança do processo eleitoral eletrônico. Mais transparência e segurança!”, disse Ferreira Ramos em conversa com o blog. O objetivo, ele reforça, “é que se afaste mais ainda a possibilidade de qualquer tipo de boato contra a eficácia e a segurança das urnas eletrônicas”. A preocupação tem sentido, se levado em conta o número de notícia falsas envolvendo os equipamentos desde as eleições de 2014.

O clima de desconfiança foi ampliado depois de posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem dado seguidas declarações de que o sistema não é confiável. Aqui na Paraíba, o TRE vai reservar um espaço no mesanino do Espaço Cultural, próximo à entrada do Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, para receber as urnas que serão escolhidas por sorteio em todo o Estado. De acordo com Ferreira Ramos, a estrutura vai funcionar como um “verdadeiro local de votação”.

Além de Ferreira Ramos, a comissão será composta pelos servidores da Justiça Eleitoral Cláudia Carmem Santos Salles, Elisabete Barboza de Araújo Reges, Érika Camarotti de Lima, Ana Gilka Barbosa de Medeiros Oliveira, Alexandra Maria Soares Cordeiro, Luciana de Lourdes Melo Ferreira Norat, Débora Queiroga Maia Gonçalves Colaço, Viviane Maria Ramalho Teódulo e Patrícia Soares Lemos; e pelo servidor Adriano de Lacerda Siqueira.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave