Em 2012, eu trabalhava como editor de política no Diario de Pernambuco. Na época, me chamou a atenção um candidato a vereador que dizia no guia eleitoral: “seu animal não vota, mas você vota. Eu vou trabalhar pelo direito dos pets”. O nome dele era Rodrigo Vidal e ele saiu das urnas com grande votação e se elegeu. De lá para cá, entendi que há uma demanda significativa por parte da população em relação a serviços voltados para os animais domésticos. Por isso, a construção de um hospital vererinário pela Prefeitura de João Pessoa, anunciado pelo prefeito Cícero Lucena (PP), deve preencher esta lacuna na capital paraibana.
A ordem de serviço para a construção do equipamento foi assinada nesta quarta-feira (2) pelo prefeito. A área terá mais de 2 mil metros quadrados e vai custar R$ 3,7 milhões, segundo estimativa divulgada pela prefeitura. “Conseguimos vencer todos os obstáculos, e agora vamos dar início a esse projeto, buscando antecipar o prazo de conclusão de dez meses – embora já tenhamos tido a iniciativa e a coragem de criar a Clínica do Pet, que atende desde abril. Pela demanda gerada, vamos abrir o hospital e manter a clínica – esse é o nosso compromisso de cuidar, de fazer cada vez mais e melhor pela nossa cidade”, disse o prefeito.
O hospital veterinário será construído no Bairro dos Estados, pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O equipamento será administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que espera realizar cerca de mil atendimentos e três mil procedimentos mensais. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Welisson Silveira, serão oferecidos serviços médico-veterinários, além de assistência do Castramóvel, Centro de Zoonoses e parcerias com faculdades, protetores independentes, bancos de ração, cadastramento e feiras de adoção.
Estrutura
O Hospital Veterinário de João Pessoa vai contar com seis consultórios, dois postos de enfermagem, dois centros cirúrgicos, sala de raio X, sala de laudos, farmácia, duas salas de recuperação e isolamento, sala de triagem, laboratório, central de gás, rouparia, necrotério e estacionamento. O custo mensal para operação será de R$ 300 mil para a Prefeitura de João Pessoa.
O Hospital Veterinário será o segundo equipamento construído pela atual gestão para atender a causa animal, na assistência, cuidado e proteção. João Pessoa já conta com a Clínica do Pet, que foi inaugurada em abril desse ano e funciona no Centro da Capital, com média de 500 atendimentos e 1.500 procedimentos mensais.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni
23/04/2025 08:28
23/04/2025 07:36