Os sócios da Braiscompany, Antônio Neto Ais e Frabrícia Ais, passaram à condição de foragidos. Eles não foram encontrados na manhã desta quinta-feira (16) pela Polícia Federal, que desencadeou a operação Halving, com o objetivo de combater crimes contra o sistema financeiro e contra o mercado de capitais, em tese cometidos por sócios de empresa especializada em criptoativos. O casal teria movimentado R$ 1,5 bilhão em criptoativos nos últimos quatro anos e é suspeito de ter causado prejuízo de R$ 600 milhões em clientes de todo o país.
Durante a operação, nesta quinta, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em João Pessoa, Campina Grande e São Paulo. Os mandados de prisão temporária, no entanto, não foram cumpridos porque os sócios da empresa não foram encontrados. Durante a manhã, o empresário Antônio Neto Ais mandou mensagem de voz para colaboradores da empresa orientando eles sobre o que dizer à Polícia Federal, caso fossem interpelados sobre o esquema. O empresário pediu para que todos ficassem calmos e contassem que os atrasos nos repasses de dividendos começou em dezembro do ano passado.
Veja a mensagem de áudio
O nome da operação é uma alusão ao aumento da dificuldade de mineração do bitcoin, que ocorre a cada 4 anos, período semelhante à ascensão e derrocada do esquema investigado. Na operação a Justiça Federal também determinou o bloqueio de bens e a suspensão parcial das atividades da Braiscompany. A investigação apura crimes contra o sistema financeiro e contra o mercado de capitais em tese cometidos por sócios empresa especializada em criptoativos.
O esquema funcionava como com os clientes convertendo seu dinheiro em ativos virtuais, que eram “alugados” para a companhia e ficavam sob gestão dela pelo período de um ano. Os rendimentos dos clientes representavam o pagamento pela “locação” dessas criptomoedas. As promessas de lucro eram irreais. Elas giravam em torno de 8% ao mês, marca irreal se comprada às obtidas no mercado financeiro legal.
Além da taxa de retorno financeiro muito acima do regularmente praticado no mercado, boa parte da atração exercida pela Braiscompany está ligada à imagem de seu fundador, Antônio Inácio da Silva Neto. Ele adotou suas três primeiras iniciais como sobrenome e se apresenta como Antônio Neto Ais. Durante a manhã, os policiais saíram das sedes da empresa com malotes repletos de documentos, mas nenhum detalhe foi divulgado.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni