A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores marcou para o dia 6 de maio a reunião que poderá por um fim à incerteza sobre como será a participação da sigla nas eleições deste ano, em João Pessoa. No quadro atual, apenas o nome da deputada estadual Cida Ramos permanece inscrito para uma potencial disputa das eleições. Só que, correndo por fora, o também deputado Luciano Cartaxo tem tentando no tapetão ter o nome ratificado em Brasília. A ação tem sido tratada pela adversária na corrida interna como “um movimento golpista contra a democracia do partido”
O incômodo cresceu porque Cartaxo viajou a Brasília, nesta semana, justamente nos dias que antecedem a esperada decisão da Executiva Nacional do PT. Cida Ramos foi a única filiada que manteve a disposição de disputar as prévias do partido até o final. Cartaxo colocou o nome, mas acabou retirando a postulação por causa da falta de apoio consistente para o pleito. O militante Paulo do PT também se inscreveu, mas acabou se retirando da disputa dias depois. O ato contínuo da confusão é que o Diretório Nacional elegeu João Pessoa como prioridade e transferiu a decisão para a Executiva do Partido.
A decisão reascendeu as esperanças de Cartaxo de conseguir ser candidato. A costura tem sido feita pelo ex-governador Ricardo Coutinho e pelo deputado federal Luiz Couto. O movimento foi condenado pela deputada, para quem a ação soa como “desrespeito às instâncias partidárias e aos setoriais” da agremiação. Aliados da parlamentar têm tratado como tentativa de tapetão o movimento encampado por Cartaxo. “Conversei com a presidente nacional do PT (Gleisi Hoffmann), com o ministro (Alexandre) Padilha e diretorianos e estou confiante. Só acho o movimento dele um desrespeito”, disse Cida Ramos.
Procurado pelo blog, Cartaxo negou qualquer interferência em relação às decisões da nacional. “Quem tomou a decisão de não realizar previas foi a direção nacional . Tudo dentro da resolução do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral). Inclusive foi aceito pela Executiva Municipal de João Pessoa. Precisamos de uma candidatura forte no partido e na cidade”, disse.
A decisão sobre o quadro eleitoral de João Pessoa foi colocado em destaque pelo presidente Lula junto com as situações do Recife, onde o partido pretende indicar o vice do prefeito João Campos (PSB), e de Curitiba (PR). Por aqui, além dos nomes de Cida Ramos e Luciano Cartaxo, surge como possibilidade a construção de uma aliança com o prefeito Cícero Lucena (PP) ainda para o primeiro turno das eleições. A novela tem um novo capítulo previsto para o dia 6. Só não dá para saber se o enredo será conclusivo ou se haverá cenas do próximos capítulos.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni
23/04/2025 08:28
23/04/2025 07:36