Em todo ano eleitoral, a receita é a mesma: enquanto a oposição intensifica as críticas ao prefeito, o gestor adota uma agenda política mais intensa e busca colar no eleitor. O curioso é que, em João Pessoa, o combo já está valendo, mesmo faltando um ano e sete meses para o pleito. O prefeito Cícero Lucena (PP) tem encampado semanalmente uma verdadeira maratona de inaugurações, visitas a obras e lançamento de programas. Tudo acontece ao mesmo tempo em que potenciais adversários para a disputa das eleições no ano que vem redobram as críticas contra o gestor.
Os dois nomes comumente lembrados para a disputa são Nilvan Ferreira (PL) e Ruy Carneiro (PSC), respectivamente, segundo e terceiro colocados no pleito de 2020. Há um consenso de que o pleito do ano que vem poderá favorecer em certa medida um nome mais ligado ao conservadorismo ou mesmo à extrema-direita, liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso tem feito com que lideranças de esquerda cogitem uma aliança entre Cícero e o presidente Lula (PT) ainda par ao primeiro turno. Caso isso não saia do papel, os petistas investir no vereador Marcos Henriques ou nos deputados Luciano Cartaxo e Cida Ramos.
Mas enquanto este cenário habita o mundo das possibilidades, Cícero corre solto em busca da reeleição. No poder desde 2021, ele tem preenchido pelo menos seis dias da semana com agendas políticas e administrativas. Neste sábado (1º), por exemplo, esteve no bairro do Bessa pela manhã, para oficializar a entrega de certificados do programa Eu Posso, assim como a concessão de crédito a 26 feirantes do mercado. O ato, segundo o município, faz parte de um novo projeto da gestão, que busca apoiar os comerciantes para a padronização e qualificação de suas bancas.
Se traçarmos uma linha, vamos ter um retrato mais fiel do que tem sido essa agenda. Na segunda-feira, ele esteve em Mangabeira para autorizar o início das obras de pavimentação de 10 ruas. No mesmo bairro, de acordo com o gestor, já foram entregues 90. No dia seguinte, junto com o vice-prefeito Léo Bezerra, visitou obras nos bairros de Oitizeiro, Esplanada e Planalto da Boa Esperança. A infraestrutura novamente deu as caras no Castelo Branco, na quarta, com obras em nove ruas e a promessa de deixar o bairro totalmente pavimentado ao final delas. No mesmo dia, ainda foram entregues 1,5 mil cartões do programa Pão e Leite.
Seguindo o fio, na quinta, o gestor esteve presente na reabertura da Conzinha Comunitária do Bela Vista, onde tomou café da manhã com os moradores, no melhor estilo candidato. Depois disso, inaugurou na área central da cidade o Centro Cultural São Francisco. Na sexta-feira, Cícero participou logo cede de um evento destinado a pessoas em tratamento contra a obesidade e, em seguida, da reestruturação de uma escola. De acordo com o gestor, já foram 17 unidades educacionais entregues e 51 tiveram ordem de serviço assinada.
Apesar do ritmo da agenda e dos cafezinhos tomados durante as visitas, o prefeito tem evitado o tom eleitoral nos eventos. Isso não quer dizer, no entanto, que a ala política da gestão não esteja intensificando as articulações visando as eleições do ano que vem. Como as coisas andam meio precipitadas, dá para ter uma ideia de como será no ano que vem.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni