Executivo
Com 86% da população totalmente vacinada, João Pessoa desobriga uso de máscaras em ambientes abertos ou fechados
07/04/2022 15:19
Suetoni Souto Maior
Cícero Lucena diz que os atos golpistas não passarão. Foto: Divulgação/Secom-JP

O novo decreto assinado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), nesta quinta-feira (7), desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos ou fechados na capital. As medidas seguem as normas estabelecidas no decreto estadual e já estão valendo. O documento, publicado no Semanário Oficial da Prefeitura, diz que a abertura, agora, se dá pela redução acentuada dos casos graves de Covid-19 e graças ao alto índice de vacinação no município. De acordo com as estatísticas divulgadas pelo gestor, 92% da população geral vacinável do município (acima de cinco anos) tomou pelo menos uma dose do imunizante.

A população totalmente vacinada soma 86,7%. Os dados indicam ainda que metade da população já tomou a terceira dose. O reflexo disso tem sido visto na redução da taxa de transmissão da doença. A média móvel da capital, atualmente, é de 0,81. Todo índice inferior a um indica tendência de queda nos contágios, segundo os especialistas. A ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é de 14%.

Além das máscaras, o decreto também liberou o funcionamento com capacidade de 100% nos bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência. O mesmo vale para missas, cultos e quaisquer cerimônias religiosas presenciais, além dos estabelecimentos comerciais. Houve liberação, ainda, do funcionamento normal nas feiras livres, salões de beleza, academias, escolhidas de esportes, hotéis, pousadas e similares.

https://youtube.com/shorts/ZtUegf_yqfc?feature=share

Educação

As escolas da rede pública municipal continuam autorizadas a funcionar com 100% da capacidade do local, de forma presencial, híbrida (remota e presencial) ou remota (síncrona ou assíncrona), devendo ser observados todos os protocolos que serão elaborados pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Vigilância Sanitária. Caberá à Secretaria de Educação e Cultura do Município divulgar o cronograma de retomada gradual das aulas presenciais na rede municipal de acordo com os níveis e modalidades de ensino.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni