Executivo
Circo dos horrores: prefeitura de Lucena terá que descartar 1,4 mil doses de vacina contra a Covid vencidas
18/01/2022 14:36

Suetoni Souto Maior

Com baixa procura, prefeitura tem feito convocações para a população. Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O município de Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, virou ‘case’ de tudo o que não deve ser feito em relação à vacinação contra a Covid-19. A primeira revelação foi de que o município vacinou 48 crianças com vacinas e dosagens destinadas a adultos. As investigações dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPPB) trouxeram em seguida a informação de que pelo menos 200 pessoas foram imunizadas com vacinas fora da validade. Agora, o mais surpreendente: pelo menos 1,4 mil outras doses serão descartadas pela prefeitura por estarem vencidas ou sem condições de uso.

O prefeito Léo Bandeira foi ouvido pelos ministérios públicos nesta segunda-feira (17). A oitiva seria nesta terça, mas ele preferiu se antecipar. O gestor revelou, ainda antes disso, algumas das providências tomadas: demitiu o secretário de Saúde, Antônio de Paulo; a coordenadora de imunizações, Karine Rocha, e a técnica de enfermagem que aplicou as vacinas nas crianças. De acordo com informações colhidas pelo blog, disse ainda ao ser ouvido pelo MPF e o MPPB que não vinha acompanhando de perto o trabalho de vacinação. E olhe que estamos falando da maior pandemia dos últimos 100 anos.

As falhas da administração municipal ficam latentes a cada dia. Houve erro vacinal, o assunto veio à tona e ninguém confirma o prometido acompanhamento do quadro de saúde das crianças pela prefeitura. A procuradora Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, Janaína Andrade, disse que há pelo menos sete crianças com efeitos adversos entre as que tomaram o imunizante. Nenhuma grave. Ela, no entanto, procura tranquilizar os pais em relação à segurança da vacina destinada à idade adequada, no caso, dos 5 aos 11 anos.

Por tudo o que se viu até agora, é visível que sobram erros e faltam acertos no trato com a vacinação contra a Covid-19 em Lucena. Quer saber como não fazer em relação à imunização, observe o exemplo do município. O que há de mais alentador no caso é saber que a Secretaria Estadual de Saúde promete assumir a vacinação no município. As doses pediátricas da Pfizer já estão disponíveis e deverão ser aplicadas no restante das crianças do município de acordo com o cronograma adequado.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni