Executivo
Cícero Lucena acerta ao evitar antecipação do debate eleitoral
13/02/2023 17:00
Suetoni Souto Maior
Cícero Lucena determina a recomposição das perdas causadas pela inflação. Foto: Divulgação/Secom-JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), evitou nesta segunda-feira (13) comentar críticas dos adversários à sua gestão, feitas nos últimos dias. Ao ser confrontado com opiniões de potenciais adversários de 2024 ele saiu pela tangente com uma provocação: “deixem eles falarem que eu vou é trabalhar”. A frase tem endereço certo: vai para o ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT), o comunicador Nilvan Ferreira (PL) e o deputado federal Ruy Carneiro (PSC), críticos do prefeito. A postura do gestor, vale ressaltar, tem razão de ser. O mandatário encurta o próprio mandato quando antecipa o debate sobre reeleição.

Trocando em miúdos, o papel de quem está na oposição é elevar o tom das críticas à gestão para ter mídia e se cacifar como adversário. O do prefeito é focar em obras e ações para apresentá-las no ano eleitoral. Isso porque a antecipação do debate sobre reeleição tem papel deletério na gestão, pois tira o foco de comandantes e comandados. Um exemplo acabado disso é o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que governou sem descer do palanque e não conseguiu a reeleição. Pode até ter chegado perto disso, mas acabou passando à história como primeiro presidente a não conseguir renovar o mandato.

Uma postura diferente da adotada pelo governador João Azevêdo (PSB), que, assim como Bolsonaro, enfrentou altos e baixos de um mandato marcado pela pandemia da Covid-19, mas conseguiu a reeleição. O traço que diferenciou os dois é que o socialista evitou ao máximo o debate sobre reeleição. Isso gerou uma situação inusitada: no ano que antecedeu a disputa eleitoral não havia nome posto para enfrentá-lo, apesar da existência de justas críticas à gestão.

No mesmo sentido, o próprio Luciano Cartaxo, assim como Cícero e João, evitou o debate eleitoral antecipado no primeiro mandato dele à frente da prefeitura. O ex-mandatário só veio falar sobre a disputa pela reeleição no último ano da gestão, evitando, com isso, a contaminação do debate administrativo. No caso de Cícero, é cristalino o desejo dele de disputar a reeleição, seguindo a lógica do que fez no primeiro dos três mandatos à frente da prefeitura da capital. Fica claro também, pela experiência de outros carnavais, que ele não vai antecipar o debate eleitoral. E isso é o correto a se fazer.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave