Executivo
Caso Cícero efetive a desapropriação do Hotel Tambaú, prefeitura dará um presente importante a João Pessoa
22/12/2021 12:40
Suetoni Souto Maior
Hotel Tambaú foi construído em área de proteção permanente. Foto: Divulgação

Não dá para imaginar a orla de João Pessoa sem o Hotel Tambaú. A estrutura construída na década de 1970 sob acusação de cometimento de crime ambiental virou uma marca da cidade, um dos seus principais cartões postais, e o seu fechamento se tornou motivo de tristeza para moradores e turistas. Por isso, a notícia de que a Prefeitura da Capital tem interesse na desapropriação do hotel chega a ser reconfortante. O decreto assinado pelo prefeito Cícero Lucena (PP) foi divulgado nesta quarta-feira (22) e estabelece as etapas que deverão ser percorridas para a aquisição do imóvel. O que será feito com ele ainda não foi revelado.

Mas a simples perspectiva de que aquela maravilha arquitetônica será revitalizada e entregue de novo à cidade serve de alento. O prédio construído com arquitetura ousada e improvável de ser aprovada hoje pelos órgãos ambientais virou símbolo da cidade. Ele possui 173 apartamentos, quase todos com vista para o mar ou para os jardins internos. Tem um auditório com capacidade para 500 pessoas e já abrigou cinemas, restaurantes, lojas e hospedou centenas de pessoas importantes que passaram pela cidade. E mesmo com tudo isso, acumulou dívidas e foi levado a leilão várias vezes sem que ninguém comprasse.

O decreto assinado pelo prefeito diz que a “desapropriação tem como finalidade a adoção dos atos para preservação e conservação do imóvel”, bem como “o fomento do desenvolvimento turístico” da capital. O tramite agora pressupõe a realização de um trabalho conjunto entre a Comissão Permanente de Avaliação e Desapropriação da Secretaria Municipal de Planejamento e a Procuradoria Geral do Município “para a adotação das medias necessárias ao processo indenizatório, no que couber, do bem imóvel ora declarado de utilidade pública”.

Em caso de efetivação da desapropriação, os recursos para o pagamento sairão da dotação orçamentária da Secretaria Municipal do Planejamento destinada à aquisição de imóveis.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave