Executivo
Cartaxo valoriza convite do PT, mas não crava retorno ao antigo partido
19/10/2021 17:56
Suetoni Souto Maior
Luciano Cartaxo avalia convite do PT para as eleições do ano que vem. Foto: Divulgação

A filiação do ex-prefeito Luciano Cartaxo ao PT, por enquanto, ficará em compasso de espera. O verde recebeu convite do presidente estadual da sigla, Jackson Macedo, para retornar ao partido. Assim como o ex-governador Ricardo Coutinho, Cartaxo militou nas fileiras petistas antes de se filiarem a outras agremiações. O retorno do ex-socialista, junto com várias lideranças, elevou as especulações sobre o retorno também de Cartaxo, porém, o ex-prefeito nega a possibilidade, pelo menos por enquanto. “Devo me definir até o fim do ano”, assegura.

Alguns pontos convergem com a possibilidade do retorno do verde para o PT. O primeiro deles é a possibilidade de ser candidato ao governo com o apoio do ex-presidente Lula. O petista lidera as pesquisas para a disputa da Presidência da República no ano que vem. Cartaxo nutre objetivo de disputar o governo, apesar de avaliar outros cenários. Tudo vai depender da estrutura e das condições para a disputa eleitoral do ano que vem. Outro cenário avaliado é se manter no PV, caso a federação partidária com o Cidadania seja aprovada e renda bons frutos para a disputa.

A dificuldade neste cálculo é que o Cidadania é o partido do governador João Azevêdo, que faz planos de disputar a reeleição no ano que vem. Cartaxo diz que neste caso, mesmo com a federação, a questão paroquial será respeitada. O cálculo, no entanto, é menos cartesiano porque a costura nacional não raro se sobrepõe à estadual nestes casos. Mas este é um cenário que deve ser delineado nos próximos dias. Vale lembrar que no caso das federações partidárias, as siglas funcionam como um único partido durante todo o mandato.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave