O nome do deputado estadual Luciano Cartaxo deve ser homologado, nesta terça-feira (2), pela Executiva Nacional do PT para a disputa das eleições, em João Pessoa. A indicação foi aprovada pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), comandada pelo senador pernambucano Humberto Costa, e será posta na mesa em contraposição à defesa de parte do partido de apoio à pré-candidatura à reeleição do atual prefeito, Cícero Lucena (PP).
A opção por Cartaxo, feita nacionalmente, ocorreu em meio a um jogo bruto de bastidores que rifou as pretensões da deputada Cida Ramos. A parlamentar liderava o processo internamente e fatalmente seria a escolhida caso não houvesse intervenção nacional. A articulação, para isso, foi conduzida pelo ex-governador Ricardo Coutinho, que mantém boas relações com a cúpula do partido, em Brasília.
Este movimento, apoiado também pelo deputado federal Luiz Couto, teve atuação em duas frentes: tirar Cida do jogo e enfraquecer os defensores do apoio a Cícero. A meta foi alcançada primeiro com uma resolução que definiu candidatura própria. Isso afastou a tese de aliança. O passo seguinte foi a escolha do critério para a seleção da candidatura própria. A opção por uma pesquisa de opinião pública favoreceria logicamente Cartaxo, visto que ele comandou a capital por oito anos.
O passo seguinte, após a definição da Executiva do PT, será levar a demanda para a deliberação da Federação Brasil da Esperança, composta, também, por PCdoB e PV. Os dois partidos defendem o apoio a Cícero Lucena e manifestaram isso por meio de nota conjunta. A definição, portanto, terá que ser tomada no plano nacional. O colegiado é comandado pela ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), mas o PT tem mais votos possíveis no grupo, o que favorece o pleito de Cartaxo.
Em todo o Brasil, o PT já homologou 13 candidaturas em capitais e tenta emplacar o vice em seis outras, casos, por exemplo, de Rio e Recife. Caso a situação de João Pessoa seja confirmada, serão 14 postulações alinhavadas.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni