A indicação do Partido dos Trabalhadores na direção do lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo para a disputa da prefeitura de João Pessoa neste ano tem gerado preocupação entre petistas e aliados do governador João Azevêdo (PSD) favoráveis à disputa do prefeito Cícero Lucena (PP) pela reeleição. A conta inicial deste grupo incluía o apoio do PT no pleito atual em troca da garantia de palanque para o presidente Lula em uma possível disputa pela reeleição presidencial em 2026. Esse quadro, agora, fica nebuloso.
O blog ouviu lideranças petistas e de legendas ligadas ao governador João Azevêdo sobre o assunto. O grupo é reforçado por parte dos integrantes da Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV. Estas duas últimas agremiações, vale ressaltar, defendem o apoio à reeleição do prefeito. O argumento de todos é que se Cartaxo obtiver sucesso no primeiro turno a ponto de chegar ao segundo contra Cícero Lucena, há risco de postulantes da direita se alinharem ao projeto de reeleição do prefeito, o que constrangeria um possível movimento de aproximação em relação a Lula no futuro.
A pré-candidatura de Luciano Cartaxo está sendo construída em meio a uma guerra fratricida na esquerda. Em entrevista recente ao blog, o presidente estadual do PT, Jackson Macedo, chamou a atenção para o fato de praticamente todos os partidos do campo progressista estarem com Cícero. Ele mesmo se coloca como um dos defensores da proposta, com o argumento de que o “inimigo” do partido é o bolsonarismo. A união no primeiro turno serviria para o confronto com o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) e também para alinhavar a aliança para 2026.
Este é o mesmo entendimento dos dirigentes de PCdoB e PV, que lutam agora para garantir a federação no apoio a Cícero. O quadro, vale ressaltar, não é dos mais simples, apesar de o agrupamento ser comandado pela ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), filiada à sigla comunista. Isso porque o PT tem mais representantes no colegiado e um defensor forte da candidatura de Cartaxo em Brasília – o ex-governador Ricardo Coutinho. Diante disso, a tendência mais forte é que a pré-candidatura do ex-prefeito de João Pessoa seja confirmada nas convenções mesmo com tendência de isolamento. Da esquerda, atualmente, só o Psol cogita aliança com Cartaxo.
Diante do quadro atual, logo saberemos se o temor da esquerda pró-Cícero será confirmado.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni