Executivo
Candidatos centram primeira aparição no guia eleitoral em apresentação de perfil e promessas
26/08/2022 14:44
Suetoni Souto Maior
Candidatos ao governo da Paraíba. Foto: Montagem/TSE

Apresentações e promessas pontuais marcaram o primeiro dia do guia eleitoral de rádio e TV, na Paraíba. A presença dos padrinhos políticos, tirando o caso de Veneziano Vital do Rêgo (MDB), ficou em segundo plano, citada apenas como apoiamentos previstos para a campanha. O governador João Azevêdo (PSB), por exemplo, centrou as atenções na promessa de fazer uma gestão melhor que a primeira, atrapalhada pela pandemia. Sem Lula (PT) no palanque, ele usou o candidato a vice-presidente na chapa do petista, Geraldo Alckmin (PSB-SP).

João Azevêdo também falou das realizações nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. Ele exibiu ainda o candidato a vice, Lucas Ribeiro (PP), e a postulante à vaga de senadora, Pollyanna Dutra (PSB), todos em meio a atos políticos com a militância. Já Veneziano depositou as fechas dele principalmente na presença de Lula no palanque. Um dia antes do guia, ele já divulgou mensagem gravada pelo petista para a campanha. As imagens do discurso do ex-presidente, quando esteve em Campina Grande, também foram usadas na propaganda.

Veneziano também chamou a atenção para obras desenvolvidas pela prefeitura de Campina Grande na época em que ele comandou o município, na década passada. Um caminho diferente do de Pedro Cunha Lima (PSDB), que preferiu uma mensagem mais intimista para se apresentar. Ele traz a visita à casa de um jovem probre e que vive em condições subumanas em Campina Grande. Falou da educação como forma de transformar a vida das pessoas e disse ao menino que se esforçaria para mudar a realidade da educação e, com isso, dar melhores oportunidades a ele.

A candidata Adjany Simplício usou o espaço dela também para se apresentar. Ela descreveu o próprio papel como uma missão em defesa das minorias. Fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que trabalharia para que o adversário dele, o ex-presidente Lula seja eleito no pleito deste ano.

Já Nilvan Ferreira (PL) dedidou a maior parte do tempo dele para se apresentar. Ele falou da origem e disse que conheceu a pobreza, mas conseguiu vencê-la. Também fez críticas e buscou apresentar alternativas do que seria um eventual governo dele, caso consiga se eleger em outubro. O postulante é um dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição no pleito deste ano.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave