Judiciário
Candidato é preso em Campina Grande após concluir prova do Enem
06/11/2023 05:29
Suetoni Souto Maior
Homem foi abordado quando estava em restaurante. Foto: Divulgação/DPF

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, neste domingo (5), terminou com uma prisão, em Campina Grande, feita pela Polícia Federal. Esta foi a única ocorrência registrada pela corporação no Estado, incumbida de investigar eventuais casos de tentativa de fraude no concurso. O caso paraibano, no entanto, não teve a ver com isso. O suspeito foi preso por causa de um mandado de prisão em aberto pelo não pagamento de pensão alimentícia e o recolhimento foi feito apenas após a conclusão da prova. O nome dele não foi revelado.

No plano nacional, houve suspeita de vazamento de questão; Logo após o início das provas, começou a circular nas redes sociais a imagem da página da redação. A pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, a Polícia Federal abriu uma investigação.

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou que a PF realizou duas diligências, em Pernambuco e no Distrito Federal. A investigação apontou que a publicação foi feita por uma pessoa que estava em Pernambuco. O ministro afirma que a foto circulou somente após o início das provas, às 13h30, horário em que todos os portões dos locais de realização do exame já estavam fechados. Camilo explicou que o Inep já tinha divulgado oficialmente o tema da prova quando a divulgação ocorreu.

2º dia do Enem
No próximo domingo (12), os candidatos fazem as provas de matemática e ciências da natureza. Confira os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 2º dia: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave