Executivo
Campanha de testagem na capital registra 14% de pessoas contaminadas pela Covid-19 e elerta autoridades no Estado
10/01/2022 16:26
Suetoni Souto Maior
Número de pessoas contaminadas pela Covid-19 gera preocupação na capital. Foto Gilson Abreu/ANp

Declarações de autoridades do governo do Estado e da prefeitura de João Pessoa, nesta segunda-feira (10), demonstram a preocupação com o surgimento de uma nova onda de contaminações pela Covid-19. O alerta é corroborado por números da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Uma campanha de testagem realizada no fim de semana terminou com o registro de 14,1% das pessoas testadas com diagnóstico positivo para a doença. Ao todo, foram aplicados 1.485 testes de Covid-19 durante a campanha Diagnostica João Pessoa.

Do total de testes realizados, 210 tiveram resultado positivo para o vírus. O mutirão de testagem seguiu nesta segunda-feira (10) até as 16h, no Parque Solón de Lucena, e continua das 16h às 22h, no Busto de Tamandaré, em Tambaú. No sábado (8), quatro locais estratégicos estavam disponíveis para a testagem. No Busto de Tamandaré, foram realizados 530 testes, sendo que 78 tiveram resultado positivo. No Mangabeira Shopping, dos 363 testes aplicados, 51 foram positivados. Já na UPA Oceania, foram 300 testes realizados e 65 positivos. Por fim, na UPA Valentina, foram aplicados 292 testes, com 16 resultados positivos.

A designer Poliane Dantas foi uma das pessoas que passou pela ação no Parque Solon de Lucena na manhã desta segunda-feira (10) para fazer o teste. “Apesar de não estar com sintomas, vim porque alguns colegas de trabalho estão com Covid. Agora estou mais aliviada, porque meu teste deu negativo. Mas sei que preciso continuar tomando todos os cuidados necessários”, ressaltou.

Orientações

O recomendado é que procurem a testagem pessoas que estejam com sintomas gripais para que seja recomendado o tratamento mais adequado. Para realizar o teste, basta apresentar identidade e CPF, para que seja realizado o registro no sistema.

Durante a ação estão sendo utilizados os testes Rt PCR Antígeno e, para os casos positivos, estão sendo utilizados também os testes Rt PCR para fazer o sequenciamento viral. “No sábado disponibilizamos dois mil testes e hoje será realizada a quantidade de testes que for necessário”, destacou Alline Grisi, diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa.

Postos Fixos – A Prefeitura de João Pessoa segue oferecendo testagem para Covid-19 em postos fixos instalados na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) e no Laboratório Central de João Pessoa (Lacen-JP), além das unidades de saúde da família (USF). O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento da Fiep é das 8h às 12h; no Lacen-JP, das 8h às 16h; e nas USF das 7h às 11h e das 12h às 16h.

A Fiep está localizada na Rua Rodrigues Chaves, nº 99 – 1º andar, no bairro das Trincheiras, próximo ao Pavilhão do Chá. Já o Lacen-JP fica na Rua Alberto de Brito, s/n, no bairro de Jaguaribe, anexo à Policlínica Municipal.

Mortes

A Secretaria de Saúde do Estado informa que foram registrados, nesta segunda, 342 casos de Covid-19, todos leves. Foram registrados também dois óbitos. Com isso, o estado totaliza 9.608 mortes. Agora, a Paraíba totaliza 466.027 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave