A população da comunidade de Lagoa de Praia, em Rio Tinto, no Litoral Norte, anda intrigada com um grande volume de “caixas misteriosas” aparecendo ao longo da costa. Neste domingo (6), pelo menos seis delas puderam ser avistadas na praia, chamando a atenção dos poucos banhistas que frequentam o local próximo à Barra de Mamanguape, no mesmo município. O mestre de obras Jailton Chagas disse que o fenômeno tem sido observado há pelo menos dois meses. A origem das referidas caixas, de acordo com análises da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pode ser um navio afundado.
Há pelo menos duas opções de embarcações de onde os fardos de borracha (em forma de caixa) podem ter se desprendido. Ambas são alemães, do período nazista. Elas foram afundadas durante a segunda guerra mundial, há pelo menos 79 anos. Seriam o MV Weserland ou o SS Rio Grande. As caixas estão aparecendo na costa nordestina desde 2018, de acordo com matéria publicada pelo G1. Só que os registros foram inicialmente feitos entre os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Mais recentemente, o mesmo fenômeno foi verificado na Paraíba e em Pernambuco.
Na Paraíba, as aparições estão ocorrendo de forma mais comum no Litoral Norte. O blog constatou várias delas em Lagoa de Praia, mas há quem diga ter visto também na Praia do Holandês, em Lucena. Além dos fardos de borracha, as embarcações, segundo os pesquisadores, também traziam metais como estanho, bastante valorizado hoje em dia. A constatação faz parte de análises do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da UFC (Universidade do Ceará).
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni